Atenção! Informações sobre o Edital PDSE
- Inscrições: Através do formulário https://forms.gle/R4MJbD8BKoLe6jPH8
- Período local de inscrições: 08:00 de 10/11/2025 até às 12:00 (horário de Brasília) do dia 15/12/2025
- Público alvo: alunos(as) de doutorado com matrícula de ingresso no doutorado entre 01 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024 e os(as) alunos(as) de doutorado direto com matrícula de ingresso entre 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024;
- Resultado preliminar
- Apresentação de recursos
- Resultado final
Horários das disciplinas e salas de aula do semestre
- Inglês
- Inscrições para o exame de proficiência em inglês do 2º semestre de 2025.
- Data da prova: 28/11/2025, no período da tarde (o exame será definido entre às 16h e 18h).
- Inscrições poderão ser realizadas até às 16:00 horas do dia 11/11/2025, pelo link: Inscrição para o exame.
- Os(As) inscritos(as) receberão as informações sobre o local, instruções e o horário exato para realização da prova via e-mail.
- A comprovação de proficiência em língua inglesa por exames externos, conforme o Regulamento do Programa, devem ser enviados diretamente pelo sistema de pós-graduação (Janus) na aba "Requerimentos", anexando o certificado oficial do exame.
- Comissão do Exame de Proficiência em Língua Inglesa para 2025/2027:
- Profa. Dra. Miriam Garcia Manoel – abril/25 a julho/26
- Prof. Dr. Gabriel Zanetti Nunes Fernandes – abril/25 a julho/27
Emissão de documentos/comprovantes
-
Alunos(as) regularmente matriculados(as) nos Programas de Pós-Graduação podem emitir diretamente no Sistema Janus alguns documentos com certificação digital (que dispensa assinatura e conta com validade oficial). Sempre verifique na aba "Declarações" se o documento solicitado está disponível antes de solicitar para o Serviço de Pós-Graduação.
As solicitações de emissão de documentos que não possam ser emitidos pelo(a) próprio(a) aluno(a) devem ser encaminhadas para documentospos@icmc.usp.br
Procedimentos para qualificações e defesas
- Exame de qualificação
- Procedimentos
- Edital
- Critérios de aprovação
- Cronograma dos exames
- Inscrições para o EQ-02/2025 poderão ser realizadas até às 23:59 do dia 23/06/2025.
- link: Inscrição para o exame.
- Defesas de teses e dissertações
Importante! O depósito pelo Sistema Janus está ativo, verifique as orientações abaixo:
- Procedimentos após a defesa - Entrega da versão revisada
Importante! A entrega da versão revisada é impressa e por e-mail, verifique as orientações abaixo:
Workshop de teses e dissertações
Workshop de Teses e Dissertações em Matemática é um evento anual que ocorre no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. O Workshop tem a finalidade de promover os trabalhos que são desenvolvidos pelos(as) alunos(as) de Pós-Graduação em Matemática do ICMC-USP.
-
Todos(as) os(as) alunos(as) de mestrado deverão participar do Workshop com apresentação de um pôster ou palestra sobre temas de sua dissertação, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses contando a partir da data de matrícula no curso.
-
Todos(as) os(as) alunos(as) de doutorado e doutorado direto deverão participar do Workshop com apresentação de uma palestra sobre seu projeto de pesquisa, no prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da data de matrícula no curso.
Os(As) alunos(as) do Mestrado serão avaliados pelo Comitê Científico. Já os(as) alunos(as) de doutorado serão arguidos por 2 (dois) orientadores do programa ou doutores especialistas na linha de pesquisa do(a) candidato(a) indicados previamente pela CCP-Mat.
Os(As) avaliadores(as) emitirão um parecer (satisfatório ou insatisfatório) baseado nos seguintes itens:
-
Capacidade de analisar resultados existentes;
-
Fundamentação científica e métodos empregados;
-
Viabilidade de execução do projeto de pesquisa dentro do prazo previsto.
Um parecer insatisfatório pelos avaliadores implica automaticamente em um relatório de atividades semestral Insatisfatório.
Acesse a página do WTD 2025 - https://sites.google.com/icmc.usp.br/xv-wpgmat/início
Todas as informações acima foram retiradas do Regimento de Pós-Graduação em Matemática, que pode ser acessado aqui.
A plataforma Alumni foi criada para reunir ex-alunos(as) diplomados(as) na graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo. Aqui você tem acesso à uma série de benefícios e vantagens, além de colaborar no desenvolvimento da USP.
- Todos(as) os(as) usuários cadastrados na plataforma têm direito a utilizar um endereço de e-mail personalizado @alumni.usp.br
- G-Suite: A USP desenvolveu uma parceria com a Google para que alunos(as), docentes, servidores(as) e ex-alunos(as) tenham acesso aos recursos da plataforma G Suite for Education.
- Se você é formado(a) na graduação a partir de 2013 ou na pós graduação a partir de 2014, poderá baixar seu Diploma Virtual Certificado
- O balcão de oportunidades possibilitará anúncios e procura por vagas de emprego, disponibilizadas pelos próprios ex-alunos(as) dentro da plataforma.
- O Alumni possibilita o contato com milhares de ex-alunos(as) da USP. É a chance perfeita para encontrar parcerias profissionais ou acadêmicas para sua carreira.
Cadastre-se no Alumni USP. É um privilégio ter você conosco!






