Mobilidade

O estudante de instituição nacional, atuando em atividades de pós-graduação, sob supervisão de orientador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP, por período de três a doze meses, prorrogável por até 12 meses, poderá ser matriculado como aluno regular pelo período de permanência na USP e estará sujeito às normas do Programa. Esta matrícula deve ser aprovada por CCP e CPG.

Para período de permanência menor que três meses, aprovado pela CCP e pela CPG, o estudante receberá do Serviço de Pós-Graduação da Unidade declaração que lhe permita usufruir dos serviços desta Universidade nesse período.

Para consulta: Resolução CoPGr 7752, de 26.06.2019

Documentos necessários para cadastro do aluno de mobilidade:

Antes da vinda do aluno

  • carta de recomendação do orientador docente da Instituição Nacional;
  • termo de adesão firmado pela Instituição Nacional e comprovante de vínculo do interessado (LINK) ;
  • parecer do docente USP responsável pela supervisão (que deve ser orientador credenciado no programa), aceitando o estudante;
    IV – plano de pesquisa indicando o início e o término do projeto;
    V – cronograma das atividades a serem realizadas na USP no período especificado.
    § 1º – O termo de adesão previsto no inciso II do caput deste artigo será definido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em modelo-padrão.
    § 2º – Caso a Instituição Nacional esteja de acordo com a admissão do estudante no programa, mas recuse a assinatura do termo de adesão previsto no inciso II do caput deste artigo, a admissão do estudante ficará condicionada à celebração de convênio da Instituição Nacional com a USP.

Depois da chegada do aluno (originais acompanhados da cópia ou cópia autenticada, nos casos em que não houver certificação digital) 

PARA BRASILEIROS

PARA ESTRANGEIROS

ATENÇÃO! Para que todo o período seja registrado no Sistema Janus é necessário que a aprovação ocorra antes da chegada do aluno. Ocorrendo a aprovação apenas depois da chegada o registro oficial poderá ser menor.

Para alunos que desejem cursar disciplinas a aprovação e matrícula deve acontecer antes o início das mesmas.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação