Permanência estudantil

As dificuldades econômicas não vão impedi-lo de estudar na melhor universidade brasileira. Quem comprova que tem essas dificuldades, por meio de documentos, tem à disposição apoios e bolsas. O objetivo é fornecer as condições necessárias para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na USP até a conclusão de seu curso. Depois que você passa no vestibular e ingressa na Universidade, pode obter esses apoios e bolsas inscrevendo-se no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE).

No momento da sua matrícula, você receberá informações detalhadas sobre as datas de inscrição no Programa e sobre os documentos que precisarão ser apresentados. Quem está cursando a primeira graduação pode ter direito a:

  • Apoio Moradia: Consiste em vaga nas moradias da Universidade (alojamentos) ou auxílio financeiro mensal.
  • Apoio Transporte: Auxílio financeiro mensal, durante o período das aulas, para que você se desloque de sua residência até a Universidade.
  • Apoio Alimentação: Isenção no pagamento das refeições nos restaurantes universitários.
  • Apoio Livros: Auxílio para que você compre livros nas editoras da USP durante o período das aulas.

Para mais informações, entre em contato com o Serviço Social do campus.

 

Auxílios financeiros

Para solicitar auxílio financeiro para participação em eventos, os alunos de Graduação devem encaminhar os documentos listados abaixo à Comissão de Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Caso seja pertinente, após a análise do mérito, a Comissão de Graduação poderá encaminhar o pedido para análise da CPq, CCEx ou CRInt.

Os pedidos devem ser encaminhados dentro do prazo estabelecido a seguir:
Auxílios para eventos no Brasil: 3 meses de antecedência.
Auxílios para eventos no exterior: 4 meses de antecedência.

Documentos necessários:

1) Solicitação de auxílio financeiro: assinado pelo solicitante e datado, explicando a importância do evento em sua vida acadêmica e contendo a discriminação das despesas, como exemplo, auxílio para alimentação, auxílio para hospedagem, auxílio para transporte na cidade e auxílio para passagens rodoviárias.
Atenção: Passagens aéreas devem ser obrigatoriamente compradas pelo ICMC e não há reembolso delas.

2) Histórico escolar;

3) Aceite de participação no evento;

4) Cópia do artigo;

5) Carta de recomendação do docente que o estiver acompanhando;

6) Carta direcionada ao Prof. Leandro Fiorini Aurichi, presidente da Comissão de Graduação, solicitando o auxílio financeiro e explicando as motivações para participar do evento.

IMPORTANTE
O auxílio só poderá ser concedido se o aluno possuir vínculo com a Unidade na data de realizaação do evento.
Verificar e atender o que consta nas orientações da Área Financeira disponível em Orientações area financeira.
Caso o pedido seja aprovado, todas as notas deverão ser emitidas em nome do ICMC com o respectivo CNPJ.
Como o auxílio é feito por reembolso, no caso de auxílios nacionais, todas as despesas deverão ser em data posterior à assinatura de aprovação do Diretor do ICMC e em caso de auxílio internacional, após assinatura do Reitor;
Deverão ser guardadas todas as notas fiscais relativas ao auxílio financeiro, inclusive passagens aéreas, que deverão ser apresentados na área financeira.
Após a participação, o aluno deverá encaminhar cópia do certificado de participação no evento.

 

Bolsas de graduação

  • Programa Unificado de Bolsas da USP: O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) é uma ação da USP visando contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados. Os estudantes podem participar de projetos em uma das três vertentes: ensino, pesquisa, cultura e extensão. Fique atento aos editais no sistema Juno. 
  • Programa de Estímulo ao Ensino e Graduação (PEEG): Também conhecido como Bolsa de Monitoria, tem como objeitvo incentivar os alunos da graduação a aperfeiçoarem seus estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. O candidato deve ter cursado a disciplina para a qual está se candidatando como monitor ou uma equivalente. Na seleção, é levado em conta o destaque do aluno na disciplina escolhida e seu bom rendimento escolar em geral. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma JúpiterWeb. Saiba mais neste link.
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio que deve reger as atividades de Iniciação Científica é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento e preparo para a vida profissional. Confira os editais no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): Visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os objetivos do programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. Confira os editais no site da Pró-Reitoria de Pesquisa.
  • Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME): Oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). Mais informações neste link.
  • Programa de Educação Tutorial (PET): Os integrantes do PET realizam atividades de pesquisa (Iniciação Científica), ensino (aprendizado, apresentação de seminários e mini-cursos, etc) e extensão (organização de eventos e participação em projetos sociais) com o objetivo de garantir aos alunos oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento pessoal. O ICMC conta com o PET Computação
  • Agências de Fomento: Além das possibilidades acima, também é possível se candidatar a bolsas de Iniciação Científca diretamente nas agências de fomento FAPESP e CNPq. Converse com os professores sobre como participar de projetos financiados por essas agências.

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios.

 

Bolsas de pós-graduação

Os programas de pós-graduação do ICMC contam com apoio de agências de fomento para concessão de bolsas de estudo. Há possibilidades de bolsas de estudos para os ingressantes no mestrado e doutorado.

Essas bolsas são concedidas somente aos alunos regulares matriculados. O número de bolsas varia de acordo com a disponibilidade de recursos das agências financiadoras. Além disso, converse com seu orientador sobre como participar de projetos financiados por essas agências.

Para bolsas institucionais, como PROEX e PSDE (CAPES) e CNPq, cada programa de pós-graduação possui normas específicas para concessão de bolsas. Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação ou com o Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios.

 

Bolsas de pós-doutorado

Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Convênios, Bolsas e Auxílios.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação