Criado em 1983, o Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) é de alto nível científico e também um dos que mais forma mestres e doutores no país. A excelência do nível científico do programa foi reconhecida como de nível internacional na última avaliação trienal da CAPES, que lhe atribuiu nota 7, o conceito máximo.
O PPG-CCMC tem como objetivo preparar seus estudantes para as carreiras de professor e pesquisador em universidades e empresas. A finalidade do curso de mestrado é dar ao aluno condições de desempenhar, com proficiência, funções docentes de graduação, bem como iniciá-lo profissionalmente na pesquisa. No curso de doutorado, a finalidade é proporcionar formação científica ampla e aprofundada ao aluno, desenvolvendo capacidade de pesquisa científica em Ciências de Computação e Matemática Computacional.
As linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa são:
- Computação Gráfica, Imagens e Visualização
- Recuperação de Informações, Descoberta de Conhecimento e Engenharia de Bancos de Dados
- Banco de Dados/Computação Gráfica, Imagens e Visualização
- Engenharia de Software e Sistemas de Informação/Sistemas Web e Multimídia Interativos
- Engenharia de Software e Sistemas de Informação
- Sistemas Web e Multimidia Interativos
- Inteligência Computacional
- Análise de Padrões em Dados
- Inteligência Artificial
- Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados
- Computação Bioinspirada
- Processamento de Linguagem Natural
- Robótica
- Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente/Sistemas Embarcados, Evoluídos e Robóticos
- Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente
- Sistemas Embarcados e Evolutivos
- Robótica Móvel
- Mecânica dos Fluidos Computacional/Otimização/Modelos Estocásticos
- Mecânica dos Fluidos Computacional
- Otimização
- Processamento Geométrico e Visual
- Sistemas Complexos, de Partículas e Teoria de Controle
Os egressos dos programas de pós-graduação do ICMC ocupam posições de destaque em universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas nacionais e estrangeiras. Esse impacto pode ser regionalmente identificado, já que muitos deles se tornaram professores em universidades conceituadas do Brasil e da América do Sul e criaram novos núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação, o que gera relevante contribuição para a expansão do ensino e da ciência.