Palestras e Seminários

16/11/2022

18:00

Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano / Online

Palestrante: Cristiane Coppe de Oliveira

Responsável: Renata Meneghetti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Colóquio da Licenciatura em Matemática

Resumo:
O Programa Etnomatemática, criado pelo educador matemático Ubiratan D’Ambrosio, caracteriza-se por diversas dimensões, entre as quais a política e a educacional. Nessa perspectiva, o objetivo da palestra é tecer um diálogo sobre as potencialidades dessas dimensões na formação inicial e continuada de professores, a partir de pesquisas desenvolvidas e orientadas pela palestrante. 

Breve biografia da palestrante: 
Professora Associada IV do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia - DIEPAFRO/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. No campo da pesquisa, investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática, por meio da implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas. Para maiores informações acessar: http://lattes.cnpq.br/1337700960486255

Homenagem
Os colóquios da Licenciatura em Matemática do segundo semestre estão sendo realizados com tema sobre Etnomatemática em homenagem ao Prof. Ubiratan D'Ambrosio por suas ricas contribuições à Educação Matemática, reconhecidas nacional e internacionalmente. O Prof. Ubiratan foi o idealizador intelectual do Programa Etnomatemática, enquanto programa de pesquisa (conforme Lakatos) e teoria geral do conhecimento. Com uma vida dedicada à Pesquisa e à Educação, provocou reflexões e inovou concepções acerca do conhecimento matemático, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, cognitivos, sociais, culturais, políticos, educacionais, dentre outros. No decorrer de sua vida recebeu diversos prêmios, entre os quais: o Prêmio Kenneth O. May, da Comissão Internacional de História da Matemática (2001) e a medalha "Felix Klein", da Comissão Internacional de Instrução Matemática (2005). O brasileiro Ubiratan, professor emérito da UNICAMP, faleceu em São Paulo, em 2021, aos 88 anos.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação