Palestras e Seminários

15/09/2022

Online / à distância

Palestrante: Felipe Valentini

Salvar atividade no Google Calendar Seminários do Grupo de Modelos de Variáveis Latentes

Resumo:
O autorrelato de características psicológicas é um método simples e eficiente para coleta de dados. No entanto, itens do tipo Likert (largamente utilizado no autorelato) tendem a produzir uma série de vieses. Como alternativa, é possível construir instrumentos com itens do tipo escolha forçada, para os quais o examinando deve indicar, dentro de um bloco, os itens que mais e menos lhe caracterizam. Esse método tende a diminuir vieses de resposta como aquiescência e desejabilidade social. Entretanto, parte das correlações são explicadas pelo delineamento do instrumento, além do conteúdo psicológico. Consequentemente, não é possível aplicar métodos tradicionais de análise fatorial ou TRI; e as correlações com variáveis externas tendem a ser enviesadas (como os escores são ipsativos, a soma da matriz de covariâncias será igual a 0). Recentemente, foi proposto o modelo fatorial Thurstoniano como uma técnica capaz de superar as limitações das análises tradicionais para itens de escolha forçada.

E-mail para interessados solicitarem o link: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (email do grupo)