Palestras e Seminários

21/07/2021

14:20

virtual/à distância

Palestrante: Orlando de Andrade Figueiredo

Responsável: Dilvan de Abreu Moreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação - BCC

Resumo:
Efeitos colaterais em programação funcional são quaisquer ações que uma função realize que não sejam explicitamente um parâmetro de entrada ou o resultado retornado, tais como operações de I/O, erros e exceções, etc. Efeitos são tudo o que mais interessa em computação, e a programação funcional tem evoluído para representá-los e tratá-los distintamente como "cidadãos de primeira classe" nas linguagens. Um benefício observável dessa tendência é favorecer a composição de funções que geram efeitos, mas essa não é uma estratégia sem obstáculos. Os entusiastas dessa abordagem relatam maior produtividade e facilidade de manutenção no desenvolvimento de software. Essa apresentação repassa ideias básicas sobre efeitos colaterais e sistemas de tipos, buscando apresentar alguns "pulos do gato" para a compreensão.

Currículo

Orlando de Andrade Figueiredo é mestre em Computação pelo ICMC/USP, e doutor em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro, onde tem tido a oportunidade de lecionar Linguagens de Programação e Programação Funcional desde 2007. É um observador dessas áreas com vistas ao desenvolvimento de software. Além disso, se ocupa com processos cognitivos e fundamentos das ciências formais a partir da computação e da filosofia, e de sistemas de informação.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação