Palestras e Seminários

Palestrante: Kamila Rios Rodrigues

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação - BCC

Resumo:
O desenvolvimento de jogos digitais é uma das áreas de TI que mais cresce. A literatura dispõe de um conjunto de técnicas para apoiar o desenvolvimento desse tipo de solução computacional. No que diz respeito aos jogos sérios, no entanto, poucas são as técnicas que apoiam a construção dessas soluções, seja na saúde ou na educação, e que devem ter uma etapa de coleta de requisitos, por exemplo, mais bem planejada e executada. Esta palestra traz a discussão sobre o codesign como estratégia para engajar usuários alvo na construção da solução, considerando diferentes etapas do processo de desenvolvimento. Trata-se de uma forma de minimizar problemas de insucesso da solução e projetar algo que seja de fato efetivo, intuitivo e acessível para as diferentes partes interessadas.

Currículo

Professora Doutora I no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2014) nas áreas de Sistemas Multimídia e Interação Humano-Computador, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) na área de Engenharia de Software e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde conduziu pesquisas com documentos interativos para coleta especializada de experiências do cotidiano de indivíduos. Possui experiência no desenvolvimento e avaliação de interfaces de usuários respeitando requisitos relacionados à usabilidade e acessibilidade. Tem interesse no estudo de tais requisitos, bem como no estudo das respostas emocionais de usuários/espectadores e suas experiências durante a interação com sistemas multimídia interativos. Atua como colaboradora em pesquisas desenvolvidas no laboratório LIFeS (DC/UFSCar) na área de aplicações digitais terapêuticas para diferentes patologias e em pesquisas no laboratório Intermídia - ICMC/USP sobre coletas de dados e intervenções a distância usando infraestrutura tecnológica.