Palestras e Seminários

02/04/2019

auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111)

Palestrante: Renato Fileto

Salvar atividade no Google Calendar Palestra

Resumo:

Uma extraordinária quantidade de dados complexos (e.g., textos, postagens em mídias sociais, séries temporais, imagens, videos) tem sido produzida atualmente. No entanto, a falta de estrutura e semântica precisa de muitos desses dados dificulta o seu uso. Uma maneira de contornar esse problema é anotar semanticamente os dados para melhor utilizá-los em uma variedade aplicações. Esta palestra parte de uma visão geral das tecnologias existentes para capturar, representar e processar computacionalmente a semântica de dados. Tais tecnologias incluem sistemas para efetuar anotações semânticas, i.e., ligações de porções de objetos complexos (e.g., passagens de texto, segmentos de imagens, trechos de vídeos ou de séries temporais) a representações computacionalmente processáveis de sua semântica. Tais representações podem ser encontradas, por exemplo, em certas bases de informação/conhecimento (e.g., Wikipedia, taxonomias e vocabulários controlados de domínios específicos como medicina), grafos de conhecimento (e.g., DBpedia, Freebase, Google KG), além de vetores, matrizes e tensores que capturam propriedades semânticas (e.g. embeddings de palavras e de conhecimento). Com base nesses fundamentos, a palestra apresenta alguns resultados e projetos do grupo de pesquisa em bancos de dados do INE/UFSC envolvendo enriquecimento semântico e análise de dados complexos como trajetórias de objetos móveis, textos e postagens em mídias sociais. Finalmente, abre a discussão sobre desafios e possibilidades envolvendo enriquecimento semântico e análise desses e de outros tipos de dados complexos, tais como imagens.

Mini CV:
Renato Fileto tem doutorado em Ciência da Computação pelo IC/Unicamp, com estágio sanduíche no Georgia Tech (EUA), e pós-doutorado pelo ICMC/USP. Trabalhou mais de uma década como pesquisador na Embrapa Informática Agropecuária e é professor do INE/UFSC desde 2006. Atuou como pesquisador visitante de curta duração no CNR/Pisa (Itália), Universidade de Piraeus (Grécia), Universidade Ca'Foscari de Veneza (Itália) e Universidade de Leipzig (Alemanha). Sua área de pesquisa é bancos de dados e ciência de dados, com foco de interesse em semântica, visando enriquecimento, recuperação, integração e análise de dados. Seus temas de pesquisa atualmente incluem anotação semântica, contextos, Web semântica e análise de dados suportada por semântica.