Palestras e Seminários

27/03/2019

auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111)

Palestrante: Seiji Isotani

Salvar atividade no Google Calendar Seminários de Computação (BSI)

Resumo:

Nesta palestra será feita uma introdução sobre a área de Inteligência Artificial na Educação e como ela já tem impactado sistemas educacionais ao redor do mundo. Além disso, discutiremos uma subárea específica chamada Sistemas Tutores Inteligentes que oferece métodos, ferramentas e arquiteturas computacionais robustas para estudar o processo de ensino-aprendizagem. Finalmente, discutiremos as perspectivas e potencialidades do uso da IA no futuro da educação.

Biografia resumida: Professor Titular do ICMC-USP. Concluiu seu doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA) onde foi contratado e permaneceu no quadro docente (Faculty) até 2011. Foi co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais e outra na área de tecnologias semânticas, ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Publicou mais de uma centena de artigos científicos, possui mais de 2000 citações e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 30 pesquisadores mais citados em suas áreas de atuação. Atualmente, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, bolsista produtividade do CNPq, consultor do MEC na área de tecnologias educacionais, e Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies.