default Notícias
Data da publicação: 22/11/2012

Por: Fernanda Vilela / Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, realizou, na terça-feira (13), um evento em homenagem ao Prof. Dr. Fernão Stella de Rodrigues Germano, ex-docente e pesquisador do Instituto, que faleceu em 2011. O evento aconteceu no auditório do bloco ICMC-6, que na ocasião passou a se chamar “Auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano”.

Descerramento da placa que deu o novo nome ao auditório
Diversos alunos e pessoas que conviveram com o professor Germano reconheceram, em depoimentos, a contribuição do docente na formação de recursos humanos e no desenvolvimento da pesquisa na área de Ciências de Computação no Brasil.

Durante o evento, foi apresentado o seminário Evolução da Engenharia de Software no ICMC, ministrado por palestrantes de diversas universidades brasileiras. Houve também uma apresentação musical e o descerramento da placa atribuindo o novo nome ao auditório, anteriormente chamado de "Pau-Brasil".

Prof. Dr. José Carlos Maldonado
O diretor do ICMC, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, falou sobre a importância do pioneirismo em pesquisa na área da computação para a formação de novos profissionais da área. “É uma honra o ICMC poder homenagear o professor Fernão, que foi um dos pesquisadores pioneiros da área de computação. O Instituto está entre as maiores unidades de ensino e pesquisa na área de matemática e computação e, certamente, nós estamos neste nível em função da excelência da qualidade das atividades dos pioneiros, que com muito carinho, dedicação e empenho realizavam suas atividades e motivaram novos pesquisadores para que atingíssemos esse patamar”, disse.

O Prof. Dr. Paulo Masiero abriu o evento com a palestra O professor Fernão Germano e a Engenharia de Software no ICMC. A Profa. Dra. Rosely Sanches comentou sobre a trajetória do professor Fernão em uma apresentação intitulada Um grande entusiasta. O legado do educador Fernão Germano, ministrada pela Profa. Dra. Elisa Huzita falou sobre a importância do professor para a área da computação.

Já a Profa. Dr. Rosângela Penteado apresentou a palestra Dos sistemas de informação em Cobol à reengenharia de software, área de pesquisa do professor Germano. Gladys Pierri falou como Fernão ajudou em sua orientação, tanto pessoalmente como profissionalmente. Para finalizar, a Profa. Dra. Rosana  Braga ministrou a apresentação Da Iniciação Científica à Vida Acadêmica, passando pela atuação na carreira de analista de sistemas.

Após as falas, houve ainda uma apresentação de música clássica, seguida do descerramento da placa atribuindo o nome do professor Fernão ao auditório do bloco ICMC-6. O evento foi encerrado com um coquetel. 

Professor Fernão Germano

Prof. Dr Fernão Germano
Natural de São Carlos, Fernão Stella de Rodrigues Germano graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1956, onde recebeu medalha de melhor aluno do curso. Após a formatura manteve ligações com a PUC-Rio, onde conheceu um dos primeiros computadores instalados no Brasil. Também atuou como profissional em engenharia civil e trabalhou na Rede Ferroviária Federal.

Em sua trajetória na USP, o professor Germano desenvolveu contatos com diversos pesquisadores no exterior. Sua liderança ajudou na evolução do departamento e do curso de computação do ICMC, do qual também foi vice-diretor. Ajudou a criar vários dos grupos de pesquisa atualmente existentes, dentre eles o Grupo de Engenharia de Software, formado a partir de sua colaboração com o Comitê Técnico TC-8.2 da IFIP (International Federation for Information Processing).

Fernão foi um dos pioneiros na área de computação na USP e no Brasil. Aposentou-se em 1989 e continuou sua colaboração com a USP regularmente por cerca de vinte anos, contribuindo com a formação  de alunos de mestrado e doutorado, e publicando artigos em conferências nacionais e internacionais, a última delas em 2007.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação