default Notícias
Data da publicação: 21/11/2012

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, participará do Seminário Ítalo Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22 de novembro, na USP de São Carlos. O evento pretende reunir experiências de produção científica e tecnológica e caracterizar suas contribuições para o desenvolvimento regional e internacional.

A programação, disponível no site, é composta por palestras, que ocorrerão no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e por uma exposição de tecnologias de empresas e centros de pesquisa. Uma das palestras será ministrada por José Carlos Maldonado, diretor do ICMC e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC). Maldonado apresentará  as principais ações de pesquisa, difusão e inovação em andamento na instituição.


Na mostra tecnológica, que será no salão térreo do edifício E1 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o ICMC demonstrará algumas das tecnologias desenvolvidas em seus laboratórios. Uma delas é o All Body Scan 3D, escâner que mede o nível de gordura do corpo de forma rápida e precisa. Também poderá ser visto o veículo do projeto CaRINA, que dispensa motorista por possuir navegação autônoma baseada em GPS, sensores e algoritmos. Na área de robótica, estarão expostos o robô humanoide Nao, que possui a capacidade de reproduzir gestos humanos, e o o avatar Valerie, cabeça robótica virtual capaz de identificar e imitar expressões faciais. 


O seminário é promovido pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), pelo Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), pela Agência USP de Inovação e e pela Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura. 

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do evento.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação