default Notícias
Data da publicação: 19/11/2012

Por: Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, será sede de três conferências internacionais na área de Computação nesta semana. Os eventos ocorrerão entre os dias 21 e 23 de novembro, no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco ICMC-6.

Serão realizados, simultaneamente, três conferências: 8th International Conference on Information Assurance and Security (IAS); 8th International Conference on Next Generation Web Services Practices (NWeSP); e 4th International Conference on Computational Aspects of Social Networks (CASoN).

Um dos organizadores, o docente do ICMC André Ponce de Leon Carvalho explica que, apesar de ocorrerem ao mesmo tempo, os eventos são separados por abordarem três temas bem distintos. Além disso, já são conferências conhecidas no meio acadêmico. 

Carvalho destaca ainda a visibilidade do evento no exterior, pois cerca da metade dos participantes vem de instituições estrangeiras. “Temos muitos visitantes do Canadá, Áustria, Alemanha e outros países. Os eventos são importantes para fomentar a troca de experiências e intercâmbio, tanto para alunos e pesquisadores do ICMC que desejam ir para o exterior, como para os estrangeiros que queiram vir para cá.”

Ainda de acordo com Carvalho, como resultados são esperados uma maior colaboração entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de oportunidades de parceria em pesquisa e de possibilidades de pós-graduação no exterior. 

8th International Conference on Information Assurance and Security (IAS) - O evento visa reunir pesquisadores, profissionais e desenvolvedores envolvidos em várias disciplinas de segurança da informação. A conferência espera fornecer uma oportunidade para os pesquisadores discutirem as mais recentes soluções, resultados científicos e métodos em resolver problemas nos campos da IAS. “Como exemplos práticos disso, podemos citar segurança de redes em sistemas financeiros, bancários, e-commerce, entre outros”, destaca Carvalho. Mais informações no site do evento.

8th International Conference on Next Generation Web Services Practices (NWeSP) - A conferência irá reunir autoridades sobre serviços baseados na web, aplicações, sistemas de informação de negócios, educação à distância, entre outros. “Nesse fórum iremos discutir as novas plataformas da internet, conteúdo e os temas mais recorrentes na web.” Mais informações no site do evento.

4th International Conference on Computational Aspects of Social Networks (CASoN) - visa reunir um espaço interdisciplinar para cientistas sociais, matemáticos, cientistas da computação, engenheiros, e estudantes para trocar e compartilhar suas experiências, idéias e resultados de pesquisa sobre aspectos de métodos inteligentes aplicados à rede Social. “Com o crescimento das redes sociais, há muitos trabalhos que podemos realizar através delas, como monitoramento de epidemias, enchentes e até segurança, prevenindo brigas de torcidas de futebol, por exemplo.” Mais informações no site do evento.


Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação