default Notícias
Data da publicação: 13/11/2012


No último sábado, 10 de novembro, aconteceu em Londrina-PR a grande final da Maratona de Programação, competição universitária que envolve estudantes de todo o país. Duas equipes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, figuraram entre os primeiros colocados na classificação final, e uma delas poderá representar o Brasil no torneio  mundial em 2013, na Rússia.

Entre os 49 times finalistas, a equipe Señora Margarida, formada pelos estudantes Bruno Adami, Carlos Dávilla e Vinícius Reis, ficou com a quarta colocação e recebeu medalha de prata. Já a equipe I Can Haz Ballonz, de Bianca Oe, Dênis Moreira e Luís Dorelli, terminou na 14ª posição. A maratona contou com um total de 542 times inscritos, de 186 instituições de todo o Brasil. 

Por sua colocação, a Señora Margarida tem grandes chances de garantir uma vaga nas finais mundiais do concurso de programação, o ACM International Collegiate Programming Contest, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2013 em São Petersburgo, na Rússia. A definição depende do número de vagas que será reservada ao país, e pelo histórico de anos anteriores, é praticamente certa a classificação.

A Maratona de Programação é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996. O objetivo da competição, destinada a estudantes universitários da área de computação e afins, é incentivar a criatividade, promover a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Os times são compostos por três alunos, que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível de problemas. Tendo à disposição apenas um computador e material impresso, o time que resolver o maior número de problemas no menor tempo é o vencedor.

A Diretoria do ICMC orgulhosamente parabeniza as duas equipes, bem como todos os docentes e alunos envolvidos, pelo excelente desempenho, desejando à Señora Margarida muito sucesso nas próximas etapas.

Mais informações no site ou na página do Facebook do evento.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação