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Ao participar da iniciativa, quem está na graduação terá a oportunidade de vivenciar uma experiência prática de ensino e produção de material didático para estudantes do ensino médio de São Carlos; inscrições podem ser realizadas até dia 27 de julho
Data da publicação: 22/07/2025

DESTAQUE Estudantes da USP podem se inscrever em projeto de extensão que oferecerá treinamento para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Quem faz graduação na USP pode se inscreva na atividade extensionista até dia 27 de julho (Crédito da imagem: Envato)

 

 

Você faz graduação na USP São Carlos e gostaria de vivenciar a prática do ensino de matemática, desenvolvendo habilidades como comunicação, proatividade e resolução de problemas? Então, inscreva-se na nova atividade de extensão oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC): um treinamento para Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), voltado a estudantes do ensino médio.

O projeto Treinamento para OBMEP 2.0 está com inscrições abertas para estudantes de graduação da USP até dia 27 de julho. Para participar, é preciso manifestar interesse diretamente pelo Sistema JupiterWeb. Quem for selecionado e realizar as atividades previstas terá direito a obter 75 horas de extensão, que serão registradas no currículo.

Com início previsto para o dia 4 de agosto, o projeto se estenderá até 5 de dezembro. O objetivo é atuar em duas frentes: contribuir para o bom desempenho de alunos do ensino médio na OBMEP e proporcionar a quem está na graduação uma experiência concreta em elaborar e ministrar aulas, e também na produção de materiais didáticos.

Durante o primeiro mês, os participantes deverão se familiarizar com a prova da OBMEP, selecionar conteúdos e preparar aulas. Também está prevista a criação de um site com os materiais desenvolvidos.

A partir de setembro, terão início os encontros presenciais com os estudantes do ensino médio: serão cerca de nove aulas de três horas cada, mesclando teoria e prática. O trabalho será feito em rodízio, de modo que todos os envolvidos contribuam tanto com as aulas quanto com a produção de conteúdo online.

Os critérios de seleção incluem o histórico acadêmico e a disponibilidade para participar das reuniões e aulas. É desejável, embora não imprescindível, que o aluno já tenha participado de alguma olimpíada de matemática.

O projeto é ideal para graduandos com bom desempenho acadêmico e interesse em compartilhar conhecimentos, especialmente nas áreas de matemática e educação. “A expectativa é de que a iniciativa se torne uma ação contínua dentro do ICMC, fortalecendo os vínculos entre a Universidade e a educação básica”, explica o professor Willian Hans Goes Corrêa, um dos coordenadores da atividade extensionista. Há mais dois professores do ICMC que são corresponsáveis pela ação: Gabriel Cueva Candido Soares de Araújo e Pedro Tavares Paes Lopes.

 

Texto: Matheus Martins Fontes, da Fontes Comunicação Científica

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