destaque-premio-jf-marar-01-01 Notícias
Data da publicação: 08/01/2024

destaque premio jf marar 01 01

 

 

Se você participou de um projeto de pesquisa na área de inteligência artificial em 2023 tem a chance de conquistar um prêmio de R$ 10,5 mil. Para aproveitar esta oportunidade, você tem que ser um estudante de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e estar cursando a partir do 5º período.

Não importa se o projeto já acabou ou está em andamento, o fundamental é você mostrar a relevância da iniciativa e o potencial de transformá-la em um produto. As inscrições são realizadas por meio de um formulário online e estão abertas até dia 31 de janeiro. Para participar, basta enviar uma versão digital do projeto e um vídeo curto sobre a iniciativa, com no máximo 3 minutos.

Podem participar da iniciativa todos os graduandos dos nove cursos do Instituto, inclusive os que são oferecidos em conjunto com outras unidades do campus da Universidade, em São Carlos, como Engenharia de Computação e Licenciatura em Ciências Exatas. 

O Prêmio J. F. Marar de Inteligência Artificial para a Graduação nasceu de uma parceria do ICMC com a família do pesquisador João Fernando Marar, que fez graduação e mestrado no ICMC. Esta é a primeira edição do Prêmio, a ser oferecido anualmente.

Sobre o Prêmio - A premiação de R$ 10,5 mil será oferecida pelo filho do pesquisador João Fernando Marar, que deseja perpetuar o legado do pai. “Gostaríamos de poder continuar contribuindo com as pesquisas nessa área, oferecendo incentivo e reconhecimento aos autores das pesquisas em inteligência artificial que possam ser aplicadas em soluções para a sociedade", revela Fernando Marar, que é designer e diretor criativo.

Entre os critérios de análise dos projetos inscritos na premiação estão: relevância acadêmica do projeto; relevância social, demonstrada pelo potencial em transformá-lo num produto; aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e desempenho acadêmico do candidato. Para saber mais, basta acessar o edital, disponível para download neste link: https://icmc.usp.br/e/f6d54.

“A principal dica que eu dou para os alunos interessados é a de que conversem com seus orientadores para que estejam atentos aos critérios que serão utilizados na avaliação”, recomenda a professora Solange Rezende, do ICMC, que faz parte da comissão julgadora do Prêmio. “Entre as vantagens de participar da premiação está a de dar visibilidade ao projeto que o candidato está trabalhando, mostrando que se trata de um trabalho aplicável, que pode contribuir com o mercado e com a vida da comunidade. Isso agrega muito valor à formação desse aluno em uma área que está extremamente em alta”, acrescenta.

 

Joao Fernando Marar TRATADA scaled e1701348799850

Prof. João Fernando Marar – Foto: extraída de TV Unesp

 

 

Texto: Denise Casatti
Com informações de Raquel Vieira e Coordenadoria da Administração Geral do ICMC

 

Prêmio J. F. Marar de Inteligência Artificial para a Graduação
Quem pode participar: qualquer estudante de graduação do ICMC cursando a partir do 5º período
Como se inscrever: até 31 de janeiro neste formulário online icmc.usp.br/e/0e990
Faça o download do edital com todas as informações. https://icmc.usp.br/e/f6d54

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação