estudantes-da-usp-podem-se-voluntariar-como-monitores-em-curso-de-programacao-para-garotas-destaque Notícias
A 17a turma do curso Meninas Programadoras II começará em 18 de março; iniciativa está à procura de monitores voluntários que tenham experiência básica de programação
Data da publicação: 16/03/2023

 

 Estudantes da USP podem se voluntariar como monitores em curso de programação para garotas DESTAQUE

 Foto por @tonodias em Freepik

 

O curso de extensão Meninas Programadoras, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está em busca de estudantes para atuarem como monitores voluntários. Para participar, é preciso ser estudante da USP, já ter cursado a disciplina Introdução à Ciência da Computação ou outra equivalente e possuir a disponibilidade de realizar atividades online durante, pelo menos, uma hora por semana.

Se você atende a esses requisitos, então, basta preencher o seguinte formulário: https://icmc.usp.br/e/e73d0 até dia 31 de março. O curso de extensão possui dois módulos (I e II), ensina introdução à computação com apoio da linguagem Python, e já formou mais de 500 alunas no módulo introdutório, que foi ofertado para quinze turmas mensais, e está atualmente com uma turma em andamento.

Devido ao grande sucesso da iniciativa, a professora do curso, Maria da Graça Campos Pimentel, decidiu criar um segundo módulo, de aprofundamento, que terá duração de três meses,  com uma hora de aula aos sábados, em formato online e ao vivo, e tarefas semanais apoiadas por sessões de monitoria também online e ao vivo. Essas atividades são destinadas prioritariamente às garotas que já participaram do módulo introdutório.

Como voluntário da iniciativa, o estudante terá a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, além de contribuir para que muitas jovens estudantes do ensino médio ou concluintes tenham a oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área de computação, ainda tão marcada pela desigualdade de gênero.

“Algumas das participantes reportam que o curso não só as ensinou a programar, mas também a ter disciplina de estudo e resiliência. O sucesso do curso se reflete nas conquistas das egressas. Várias estão cursando graduação em computação em renomadas instituições, como USP, Unicamp, Univesp, universidades federais, institutos federais e, também, em faculdades particulares”, celebrou a professora Maria da Graça em entrevista ao Jornal da USP.

Ela ressalta que uma pesquisa recente, respondida até o momento por 123 egressas do primeiro módulo do curso Meninas Programadoras, mostrou que muitas participantes decidiram fazer um curso de graduação em computação após participar da iniciativa, e outras estão seguindo carreira em outras áreas das ciências exatas. Além disso, as alunas relatam que se sentem orgulhosas em fazer parte de uma iniciativa que envolve tantas estudantes mulheres.

 

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

Mais informações
Acesse o site: https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br/inicio

Inscreva-se como voluntário até 31 de março: https://icmc.usp.br/e/e73d0
Dúvidas? Escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação