premio-tese-destaque-usp Notícias
Ex-aluno de doutorado do ICMC recebeu menção honrosa.
Data da publicação: 23/11/2022

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou, no último dia 07 de novembro, o resultado do Prêmio Tese Destaque USP 2022. O prêmio tem como objetivo reconhecer as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-graduação da Universidade nas áreas de atuação. São elas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Interdisciplinar; Ciências Sociais Aplicadas; Inovação; Popularização da Ciência e Divulgação Científica. Também estão incluídas as áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Econômica e Inclusão Social e Cultural.

Na Grande Área - Ciências Exatas e da Terra, o ex-aluno do Programa Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do ICMC Lucas Correia Ribas, orientado pelo Prof. Odemir Martinez Bruno, recebeu menção honrosa pela sua tese intitulada: “Aprendizado de representações e caracterização de redes complexas com aplicações em visão computacional”

Este é o terceiro destaque de sua tese. Em outubro deste ano, o ICMC publicou a premiação e menção honrosa do seu trabalho pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Prêmio CAPES de Teses.

Sobre o Prêmio Tese Destaque USP 2022, Lucas comenta: Este reconhecimento me deixa muito feliz e honrado, pois se trata de um concurso que contou com Teses de todos programas de pós-graduação na área de exatas da USP. Isso significa que estamos falando do mais alto nível de pesquisa no Brasil, com trabalhos e pesquisadores brilhantes.  Fico agradecido também porque é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos que possibilitou melhorar técnicas de IA e Visão Computacional para que computadores possam “aprender” a realizar as mais diversas tarefas tão bem ou melhor que os humanos, como diagnósticos médicos e reconhecimento e catálogo de espécies da flora.

Tudo isso não seria possível se não tivesse tido o apoio do programa de pós-graduação (CCMC), do ICMC, da FAPESP pela concessão da minha bolsa e importantes colaborações. Destaco aqui o meu supervisor de doutorado no exterior, o prof. Antoine Manzanera da ENSTA/IP de Paris e o IFSC/USP, na pessoa não só do Prof. Odemir Bruno, meu orientador, mas também do Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, que me ajudou bastante no desenvolvimento de várias aplicações reais relevantes, tais como, diagnóstico de doenças. Meus agradecimentos eternos a minha família, em especial meus pais, por todo suporte e incentivo ao longo da minha trajetória.

 

 

Lucas Correia Ribas

Lucas Correia Ribas. Foto: acervo pessoal

 

Sobre o pesquisador : 

Lucas é natural de Tupi Paulista, localizada no interior de São Paulo. Em 2011, começou a graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida, ingressou no CCMC/ICMC para realizar o mestrado sob orientação do Prof. Odemir Martinez Bruno. Após defender o mestrado em 2017, deu início ao doutorado através da bolsa concedida pela FAPESP. Durante o período de pós-graduação no ICMC, Lucas fez 6 meses de estágio de pesquisa doutoral na École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (ENSTA, Institute Polytechnique de Paris) no ano de 2019. Já no início de 2022, ingressou no pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) também sob supervisão do Prof. Odemir. Em agosto deste ano, Lucas assumiu o cargo de Professor Doutor no Departamento de Ciências de Computação e Estatística do IBILCE/UNESP.

 

Texto: Assessoria de Comunicação - ICMC/USP

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação