default Notícias
Data da publicação: 16/08/2011


ENIAC (foto: Wikipedia)
Na última segunda-feira, dia 15 de agosto, foi comemorado o Dia da Informática. A data escolhida faz referência à criação do primeiro computador digital eletrônico, o ENIAC. Criado em 1946 nos EUA, ele pesava 30 toneladas e media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento, a geringonça ocupava 180 m² de área construída. Dizem que quando foi acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes da Filadélfia piscaram.

Mas se não fosse por esta invenção mirabolante capaz de fazer tarefas simples, comparadas às de uma calculadora, não seria possível a criação dos microcomputadores, notebooks, tablets e tantos outros aparelhos que hoje chegam a caber na palma da mão e são capazes de executar dezenas de tarefas complexas ao mesmo tempo, além de serem os canais mais usados para a comunicação na atualidade.

Segundo dados fornecidos pela ONU, cerca de 2 bilhões de pessoas têm acesso a internet hoje no mundo e este número só tende a crescer devido a popularização de produtos de informática e às políticas de inclusão digital.

Hoje devemos refletir sobre os benefícios que a Informática trouxe para o ser humano, seja no trabalho, no lazer ou em qualquer dos afazeres do dia a dia ela está presente e não há como fugir dessa realidade. A Informática foi uma vitória da humanidade e merece ser comemorada.

Por: Rodrigo Peronti - Assessoria de Comunicação do ICMC

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação