a-usp-transforma-voce-e-tudo-comeca-na-semana-de-recepcao-aos-calouros Notícias
Entre os dias 12 e 16 de abril, uma agenda repleta de atividades online foi preparada para receber os novos estudantes de graduação do ICMC
Data da publicação: 07/04/2021

 

Nesses tempos de distanciamento social, em que todos tiveram que se reinventar, a USP vai realizar mais uma iniciativa inédita de maneira totalmente remota: a Semana de Recepção aos Calouros.

Quem conseguiu a tão sonhada vaga no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, receberá as boas-vindas em uma série de atividades online e inovadoras, que acontecerão de 12 a 16 de abril. É quando os ingressantes vão compreender como funcionará a vida nessa nova casa chamada USP, mesmo que ainda estejam fisicamente em suas próprias casas.

Para apresentar todas as oportunidades que os calouros terão à disposição, eles poderão bater papo com os coordenadores de um dos nove cursos de graduação oferecidos pelo ICMC, conversar com alunos veteranos e com quem já se formou e está atuando no mercado de trabalho. Tudo isso sem precisar sair do ambiente seguro de suas casas, uma medida fundamental diante da atual crise sanitária vivida pelo Brasil.

Para propiciar que os ingressantes sintam o gostinho do ambiente presencial do ICMC, eles serão convidados a caminhar pelos prédios do ICMC durante um tour virtual ao vivo. E ainda será possível encontrar os funcionários do Instituto nos momentos dos plantões de dúvidas e se divertir nas horas dedicadas aos encontros culturais e à noite de jogos.

Haverá, ainda, apresentações com convidados especiais como a jornalista Miriam Leitão, que dará um recado especial para os estudantes, e uma conversa sobre temas como mulheres na tecnologia. A agenda completa está disponível no site calouros.icmc.usp.br.

 

 

O evento é gratuito e haverá momentos em que será transmitido pelo canal ICMC TV (tv.icmc.usp.br) no Youtube, possibilitando a qualquer pessoa assistir às atividades e enviar comentários e perguntas por meio do chat. Já as ações destinadas exclusivamente para os calouros serão concentradas em um servidor do Discord, um recurso muito usado pelos alunos do ICMC. No caso das atividades mais interativas, os calouros poderão participar por áudio e vídeo via Discord.

Acessível pela web, pelo celular ou pelo computador, o Discord facilita a interatividade em múltiplas salas, por tópicos ou temas de interesse. Os veteranos e veteranas serão protagonistas nessa recepção e estarão em contato direto nessa plataforma, auxiliando quem precisar de dicas para utilização.

Para você não perder nenhum momento dessa incrível jornada, basta adicionar um lembrete direto no Youtube para todos os eventos ao vivo (clique aqui).

Mas, se você ficar perdido em meio aos muitos links do mundo virtual, é só acessar o site calouros.icmc.usp.br, onde serão exibidas todas as atividades ao vivo que forem transmitidas no Youtube. Basta entrar na home page, descer até a área “Programação ao vivo” e dar play.

Um carinho especial será oferecido aos calouros: todas as manhãs, a partir das 9 horas para os ingressantes dos cursos diurnos, e todas as noites, a partir das 18h30 para quem é dos cursos noturnos, os estudantes recém-chegados serão recepcionados pelo “veterano do dia”, que vai se conectar com os calouros via Youtube, ao vivo, informando os destaques das atividades e os caminhos de acesso para cada uma. Assim, fica ainda mais fácil, não é?

Os calouros que quiserem receber todos os links de acesso e instruções para acessar às atividades, podem se inscrever neste formulário.

 


Sua família também é bem-vinda – Na segunda-feira, das 20 às 21 horas, coordenadores de cursos e outros integrantes da comunidade do ICMC estarão disponíveis em uma sala do Zoom, especialmente para conversar com os pais, familiares ou responsáveis que queiram tirar dúvidas sobre o Instituto e a USP. As informações para acesso à sala serão enviadas mediante a inscrição, que pode ser feita também neste formulário.

Gamifique sua semana – Para cumprir a missão de estimular os calouros a participarem das atividades nesta primeira semana na USP, foi desenvolvido um jogo cooperativo chamado BixoQuest. Por meio de um aplicativo, que será disponibilizado na web a partir de segunda-feira, 12 de abril, os ingressantes serão desafiados a realizar diversas missões. Ao realizar cada etapa com sucesso, poderão receber recompensas.

Com o BixoQuest, o ICMC coloca em prática o conceito de gamificação ao usar técnicas e métodos provenientes da área de jogos na Semana de Recepção aos Calouros, um evento que não está tipicamente relacionado com o mundo dos games.

A proposta nasceu a partir da parceria entre o grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) e o grupo de inovação tecnológica USPCodeLab Sanca, ambos vinculados ao ICMC. Neste ano, o jogo também será disponibilizado, parcialmente, para estudantes de outras unidades do campus da USP, em São Carlos.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

 

Mais informações

Site do evento: calouros.icmc.usp.br

Dúvidas: escreva para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação