default Notícias
Data da publicação: 23/02/2011

O pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Elias da Silva Maia, visitou, na última quarta-feira, 23, o Museu da Computação “Professor Odelar Leite Linhares” do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

A visita foi realizada através do projeto “Valorização do patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro, do Ministério da Ciência e Tenologia (MC&T) que, tem o objetivo de pesquisar o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) de valor histórico no país nas áreas das ciências exatas, como a Física, Astronomia, Matemática e Engenharias, para delimitar e avaliar formas para sua proteção e preservação.

“Estamos percorrendo vários estados brasileiros para conhecermos as Instituições que possuem algum acervo de objetos, como instrumentos científicos de ensino, fabricados até a década de 1970 e utilizados em pesquisa,ensino e produção científica” , afirma .

De acordo com o pesquisador, outro objetivo é a valorização dos instrumentos como fontes para estudos científicos e históricos e sensibilizar os órgãos financiadores sobre a importância e necessidade da criação de linhas de financiamento para sua sua preservação.

“Muitos instrumentos raros são descartados por falta de conhecimento de sua importância. Os objetos perdem, com o tempo, o uso em laboratório e passa a ter uma função histórica. A intenção é torná-los acessíveis a toda comunidade e preservá-los tanto para a memória da instituição quanto para a história da ciência e tecnologia do Brasil”, completa.


Museu da Computação

O Museu da Computação “Professor Odelar Leite Linhares”, localizado no ICMC, conta atualmete com 219 peças, entre elas máquinas e réguas de cálculo, expostas para visitação.

É aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

Mais informações através do site www.icmc.usp.br/~museu

Colaboração: Flávia Cayres

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação