icmc-promove-mostra-de-divulgacao-cientifica Notícias
Objetivo é apresentar os conceitos relacionados aos números complexos a fim de despertar a curiosidade sobre ciência
Data da publicação: 17/07/2018

 
 
 
 
Apresentar números complexos, suas funções e possíveis aplicações nas ciências exatas em um novo contexto. Esse é o principal objetivo da mostra de divulgação científica Matemática, Arte e Tecnologia, produzida por dois professores da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Emília Marques e Aguinaldo de Souza. A mostra está exposta no corredor térreo do bloco 3 do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos até o dia 23 de julho. Após essa data, as obras ficarão na Biblioteca do ICMC, onde permanecerão até final de agosto.
 
A exposição é composta de uma coletânea de 23 quadros, além de um texto sobre a arte do futuro. Os produtores da obra comentam o enfoque diferenciado do projeto: “A importância de apresentar os conceitos relacionados aos números complexos numa abordagem de exposição artística é uma maneira de despertar a curiosidade sobre conhecimento científico. Buscamos também o entrelaçamento de saberes entre matemática, arte e ciências, de maneira que possamos proporcionar uma melhor qualidade na compreensão dos conceitos envolvidos e a possibilidade de visualização das aplicações dos números complexos em diversas aplicações no nosso cotidiano”, explicam.
 
Os quadros são produzidos por meio do software F(C): Funções Complexas, desenvolvido em 2003 por um ex-aluno da Licenciatura em Matemática de Bauru. O software possibilita ao usuário a produção de imagens a partir de funções complexas elementares através da alteração de parâmetros. Esse programa é gratuito e está disponível em icmc.usp.br/e/cb047.
 
A exposição conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no Instituto.
 
 
Texto: Talissa Fávero / Foto: Neylor Fabiano – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
 
Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Tel. (16) 3373-9146 / This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação