exposicao-interativa-no-icmc-venha-descobrir-por-que-a-matematica-esta-em-tudo Notícias
Data da publicação: 05/02/2018

Em exibição nos dias 20 e 21 de fevereiro, a mostra “Matemática interativa” busca aguçar a curiosidade de estudantes do ensino fundamental, médio e do público em geral, além de despertar o encanto pelas ciências exatas

Apenas as visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser
agendadas previamente pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 

Que tal interagir com a matemática de um jeito diferente e divertido, resolvendo problemas e desafios, observando como funciona um caleidoscópio e até mesmo criando suas próprias composições artísticas? Você poderá fazer isso nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando acontecerá a mostra gratuita Matemática Interativa, que é aberta a todos os interessados, especialmente aos estudantes da educação básica, universitários, professores e pais.

 
Durante a mostra, haverá duas salas temáticas interativas em que os visitantes serão desafiados a resolver problemas e testarão suas habilidades de percepção e raciocínio. Na “Sala dos 1001 problemas”, recursos visuais e materiais diversos auxiliarão os visitantes na resolução de divertidos desafios matemáticos. A sala é inspirada no livro O Homem que Calculava, do autor fictício Malba Tahan, um personagem emblemático criado pelo professor brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa. “É um livro que aborda problemas memoráveis e curiosos, os quais merecem ser conhecidos pelas novas gerações”, diz a professora Edna Zuffi, do ICMC, uma das organizadoras da exposição.

Já na segunda sala, a atração é “A matemática dos caleidoscópios”, em que os participantes vão se encantar observando reflexões sucessivas e a formação de imagens em espelhos planos. É aqui que os monitores explicarão os efeitos e as propriedades dos caleidoscópios e os visitantes verão como são montados esses objetos. Quem desejar poderá até mesmo criar suas próprias composições artísticas usando esse artefato.
 
A exposição é dividida em sessões de 30 minutos cada e acontecerá das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas nos dias 20 e 21 de fevereiro. Além de participar das atividades interativas nas duas salas, os participantes serão convidados a conhecer o Museu de Computação Odelar Leite Linhares, do ICMC.

As visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser agendadas previamente pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Já grupos menores evisitas individuais não demandam inscrições prévias. Vale ressaltar que não será disponibilizado transporte para os participantes.

A mostra Matemática Interativa é resultado de uma parceria entre o ICMC e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. O projeto é coordenado pela professora Ana Paula Jahn, do IME, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades das duas salas já foram apresentadas durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2017. Os materiais que serão expostos no ICMC fazem parte dos acervos do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino em Matemática do IME e do Laboratório de Ensino em Matemática do ICMC.

 

 
Participantes interagindo com caleidoscópios durante a Semana de Ciência e Tecnologia da USP
 
 
Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação do ICMC
Crédito das fotos: IME/USP
 
Exposição Matemática Interativa
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/357433194732780/
Quando: 20 e 21 de fevereiro, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
Onde: salas 3-011, 3-012 e Museu de Computação do ICMC.
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense 400, na área I do campus da USP, em São Carlos.
Inscrições para visitas em grupos (mais de 10 pessoas): This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mais informações: (16) 3373.9146

CONECT WITH US
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação