Palestras e Seminários

24/10/2017

14:30

auditório Luiz Antonio Favaro

Palestrante: Paulino Ribeiro Villas Boas

Responsável: Regilene Delazari dos Santos Oliveira (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)

Salvar atividade no Google Calendar

Desde os primórdios da civilização humana, a matemática teve uma relação muito próxima com a agricultura e pecuária. O estabelecimento de vilas e cidades só foi possível graças à agricultura e à domesticação de rebanhos, o que exigiu o desenvolvimento de sistemas de contagem e formas de quantificar a produção agropecuária. Desde então, a matemática tem sido imprescindível ao desenvolvimento da agricultura e pecuária no mundo seja para encontrar relações entre insumos, condições edafoclimáticas e produtividade agropecuária, seja para formular modelos de simulação de cenários alternativos, como o impacto do aumento da temperatura na produção agrícola. Nesta palestra, abordaremos alguns problemas da agricultura nos quais a matemática tem sido usada. A palestra está dividida em duas partes: i) desenvolvimento de modelos de regressão e de classificação de dados agrícolas e ii) modelagem de ciclo de carbono em solos.


Sobre o palestrante: Graduado em Física com mestrado e doutorado em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos, USP. Atualmente é pesquisador da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de física computacional, com ênfase em modelagem e simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemático-computacional de sistemas agrícolas e ambientais, reconhecimento de padrões, espectroscopia atômica e molecular e modelagem de ciclo de carbono em solos.

CONECT WITH US
 

© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação