destaque-dos-computadores-antigos-a-inteligencia-artificial-icmc-convida-comunidade-para-mostra-de-projetos Notícias
Evento ocorrerá na tarde do dia 11 de junho, e vai reunir produções desenvolvidas por alunos em três disciplinas do Instituto; entrada é gratuita e aberta ao público
Data da publicação: 02/06/2025

DESTAQUE 2 Dos computadores antigos à inteligência artificial ICMC convida comunidade para mostra de projetos

Alunos da educação básica poderão ampliar seus conhecimentos sobre computação ao interagir com os projetos desenvolvidos por graduandos do ICMC (Crédito da imagem: Envato)

 

 

Como computadores que quase não cabiam em uma mesa de tão grandes evoluíram para os que hoje temos acesso e que cabem na palma de nossas mãos? Essa e outras curiosidades poderão ser conhecidas em uma mostra de projetos promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento acontece na quarta-feira, dia 11 de junho, das 14 às 18 horas.

Gratuito e aberto ao público, o evento apresentará projetos desenvolvidos por estudantes de graduação em três disciplinas do ICMC: Evolução Histórica da Computação e Aplicações, Redes Neurais e Aprendizado Profundo e Processamento de Linguagem Natural. A ideia é traçar uma linha do tempo que conecta os primórdios da computação às aplicações mais recentes de inteligência artificial (IA).

A abertura da mostra será no auditório Fernão de Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, a partir das 14h30. Em seguida, os visitantes poderão circular pelos espaços onde os projetos estarão expostos: no térreo da Biblioteca Achille Bassi e no Museu de Computação Odelar Leite Linhares. Estudantes e professores estarão presentes para interagir com o público e explicar os conceitos por trás de suas criações.

“A mostra é uma excelente oportunidade para aproximar a universidade da sociedade, levando o conhecimento produzido na graduação para além da sala de aula”, explica o professor Thiago Pardo, um dos organizadores do evento. “Nosso objetivo é inspirar, especialmente os mais jovens, a se interessarem pela computação, mostrando que ela está presente em praticamente tudo o que nos cerca”, completa. Além disso, ao participar da preparação para o evento, os alunos de graduação desenvolvem habilidades adicionais para poderem se comunicar com o público e apresentarem seus projetos, favorecendo a expansão de conhecimentos para além do domínio técnico estudado em sala de aula.

Em 2024, por exemplo, os alunos que cursaram a disciplina Processamento de Linguagem Natural apresentaram a ferramenta L.O.V.E. (Language Over Various Emotions), criada para oferecer análises detalhadas de textos com base em elementos linguísticos e emocionais. Outro projeto que chamou a atenção do público foi um um programa capaz de transformar imagens em descrições textuais automáticas, voltado para publicações em sites e redes sociais, com o objetivo de facilitar o acesso à informação por pessoas com deficiência visual. Para este ano, haverá ainda mais inovações e oportunidade de ampliar o conhecimento em computação.

.

 

Aberta à comunidade, a mostra permite que os visitantes avaliem os trabalhos e dialoguem com os autores. Na imagem, alunos da Escola Técnica Estadual de Matão acompanham uma das apresentações de 2024 (Crédito da imagem: Ana Santiago/ICMC)

 

Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

 

Mostra de projetos do ICMC
Quando: dia 11 de junho, quarta-feira, das 14 às 18 horas

Local: a abertura do evento ocorrerá no auditório Fernão de Stella Rodrigues Germano (Bloco 6 do ICMC), a partir das 14h30, já a mostra acontecerá no térreo da Biblioteca Achille Bassi e no Museu de Computação Odelar Leite Linhares
Confira como foi a mostra em 2024: https://icmc.usp.br/e/63604

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2025 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação