usp 90anos versao portugues

 

 

 

Missão: Promover o acesso à informação técnica e científica, a fim de apoiar as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, atendendo as necessidades dos usuários internos e externos à USP com a execução de serviços de forma eficiente e eficaz.

Seção de Atendimento ao Usuário: responsável por registrar e armazenar a produção científica da unidade; fornecer indicadores relacionados à evolução da produção científica; apoiar o pesquisador sobre identificadores digitais, prevenção de plágio, acesso aberto; efetuar empréstimos, devoluções e reservas de material bibliográfico; orientar os usuários sobre a localização de informações, a organização do acervo, normalização técnica, levantamento bibliográfico e outros produtos e serviços da Biblioteca; atender aos pedidos de intercâmbio de materiais, nacionais e internacionais; promover treinamentos e capacitações para a comunidade.

Seção de Tratamento da Informação: responsável por gerenciar o desenvolvimento e o tratamento das coleções por meio dos processos de seleção e aquisição de material bibliográfico; cadastramento, preparo físico e disponibilização das publicações impressas; cadastramento das publicações digitais; conservação e preservação do acervo; apoio aos usuários para a produção de publicações em geral, desde a normalização até a obtenção de ISBN ou outros registros necessários. 

A Biblioteca é aberta ao público e gratuita.

 F-fb_2.jpg

 

instagram.jpg

 

 Novidades!    

Horário de funcionamento

Período letivo
Segunda à sexta-feira: das 8h às 21h30min
Sábado: das 9h às 12h  

Canais de comunicação:

- e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- skype: biblio_icmc
-​ Whatsapp: +55 16 3373-9637
 

- Recursos on-line disponíveis

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP assina atualmente, além das plataformas analíticas SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate), a solução Dimension Analytics mantida pela Digital Science.

SciVal: a plataforma SciVal oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 14.000 instituições de pesquisa e de 230 nações de todo o mundo. O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com/, e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

InCities (Clarivate Analytics): é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link https://incites.clarivate.com, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Dimension Analytics: plataforma de dados vinculados lançada em janeiro de 2018 pela Digital Science que reúne dados para criar uma ferramenta de Descoberta de Pesquisa. Dimensions é uma plataforma inclusiva resultante de um conjunto de produtos da Digital Science reunido a partir de parcerias com outros provedores de informações e dados tais como Altmetric , Consultancy , Figshare , ReadCube , Crossref, Symplectic, UnPayWall e UberResearch, além de um grande número de parceiros externos e publishers (editores), incluindo o Publisher da ABCD-USP. A Plataforma Dimensions Analytics está disponível a toda a comunidade da Universidade de São Paulo. Para acessar e utilizar é necessário utilizar uma conexão de IP de computador autorizado USP e registrar-se. Acesse:https://app.dimensions.ai/discover/publication.

Cambridge Books Online: Disponibiliza mais de 46.000 livros eletrônicos de programas de edição renomados no mundo, cobrindo assuntos de todas as disciplinas da ciência, tecnologia e medicina, assim como ciências sociais e humanas e o acesso é pela plataforma Cambridge Core.
Site: https://www.cambridge.org/core

E-books Elsevier:  A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP até 31.02.2022. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Todas as coleções de livros de todas as áreas de conhecimento estão disponíveis em texto completo. São mais de 37 mil títulos de mais de 47 mil autores desde enciclopédias, livros textos até series de livro.  Os usuários da USP tem agora acesso a todos eles, por acesso remoto VPN aos computadores da universidade.

E-books Oxford Scholarship Online e Oxford Handbooks Online: Disponível para toda a comunidade USP até 19/03/2024.

- Oxford Scholarship Online

É uma biblioteca online que fornece acesso a textos completos de trabalhos acadêmicos renomados mundialmente da Oxford University Press e abrange quase todas as áreas acadêmicas.
link de acesso: https://academic.oup.com/oxford-scholarship-online/advanced-search?page=1&fl_SiteID=6556&SearchSourceType=1

- Oxford Handbooks Online

É uma coleção de análises de pesquisas acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento e dá acesso a mais de 1.300 manuais/handbooks, somando mais de 46.000 artigos.
link de acesso: https://academic.oup.com/oxford-handbooks-online/advanced-search?page=1&fl_SiteID=6562&SearchSourceType=1&login=true
É necessário acesso remoto VPN.

JoVE - Plataforma de conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa. Disponibiliza acesso completo a plataforma: JOVE Research: 13 revistas + 2 enciclopédias de experimentos. JOVE Education: JOVE Core + JOVE Science Education + JOVE Lab Manual e JOVE Book. Link para acesso: https://www.jove.com. Acesso liberado por meio de IP USP. 

Minha Biblioteca: A USP acaba de assinar, pelo período de um ano, os catálogos de e-books da Plataforma Minha Biblioteca nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Jurídicas, Letras e Artes, Ciências Pedagógicas, Ciências Sociais Aplicadas e Medicina e Saúde. A Plataforma oferece acesso a 16.000 livros eletrônicos em português de importantes editoras do país, incluindo títulos da Bibliografia Básica de cursos da Graduação.O conteúdo dessa Plataforma é destinado prioritariamente aos estudantes de Graduação. O acesso é pelo link https://acesso.abcd.usp.br/ e a autenticação é feita com o Número USP e Senha única. É necessário acesso remoto VPN.

Pearson Biblioteca Virtual: São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). O acesso é individualizado. A Plataforma está disponível para alunos de graduação ativos nos cursos da Universidade. Outros cursos USP e outros domínios da USP não estão contemplados para acesso à plataforma.  Link para acesso: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP.
Clique aqui e saiba mais sobre o acesso e conteúdo da Biblioteca Virtual Pearson. Para mais informações e orientações, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço de VPN  (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual): é o serviço que atribui um número de IP da USP a uma conexão de Internet externa. O uso do VPN permite acessar, fora do ambiente da Universidade, os recursos disponíveis aos usuários USP – bases de dados, livros eletrônicos e revistas eletrônicas, assinados pela USP e pelo Portal Capes. Esse serviço está disponível a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP, desde que o vínculo com a Universidade esteja ativo, mediante o uso do número USP e da senha única USP.. Acesse:https://servicos.sti.usp.br/vpn/

 

   

Histórico da Biblioteca

Criada junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação em 28 de dezembro de 1971, possuía inicialmente 2360 livros e 246 títulos de periódicos, acervo esse antes pertencente à Escola de Engenharia. Inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1974 com o nome de "Achille Bassi", em homenagem ao primeiro Professor Titular do Departamento de Matemática e primeiro Diretor do Instituto. A Biblioteca do ICMC é um centro de referência para quem atua em Matemática e Computação na região, sendo considerada uma das três melhores do Brasil.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 

 

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação