Professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, marcaram presença em um levantamento recém-publicado pela editora Elsevier, em parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, que divulgou os cientistas mais influentes do mundo tanto com base no impacto de suas pesquisas ao longo da carreira como especificamente no ano de 2023.
O ranking, que conta com mais de 217 mil pesquisadores do mundo, inclui 1.077 cientistas brasileiros, sendo 232 da USP. Entre os docentes do ICMC presentes no levantamento estão:
- André de Carvalho, diretor do Instituto e pesquisador da área de de inteligência artificial;
- Francisco Aparecido Rodrigues, especialista em redes complexas e sistemas dinâmicos;
- Moacir Antonelli Ponti, pesquisador em visão computacional e aprendizado de máquina;
- Alexandre Nolasco de Carvalho, cientista da área de sistemas dinâmicos e equações diferenciais;
- Rodolfo Ipolito Meneguette, pesquisador em redes de computadores e telecomunicações.
A lista completa dos pesquisadores da USP mais influentes no último ano pode ser acessada aqui, já a lista de impacto total de carreira está disponível neste link.
Com uma significativa presença no levantamento, o ICMC reafirma seu papel no cenário da pesquisa internacional, alinhado às demais instituições públicas paulistas. O estudo indica que USP, Unicamp e Unesp respondem por quase 34% dos pesquisadores brasileiros citados mundialmente, refletindo a relevância das universidades estaduais no contexto da ciência mundial.
Texto: Yves Vieira, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações
Acesse o levantamento: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/7
Confira a lista completa dos pesquisadores da USP que se destacaram em 2023: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/09/Autores-da-USP-2023.pdf
Confira a lista impacto total de carreira: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2024/09/Autores-da-USP-Carreira.pdf