Palestras e Seminários

Palestrante: Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço

Modo: Presencial

Salvar atividade no Google Calendar Colóquio da Licenciatura

Resumo Os processos educacionais precisam contemplar a diversidade dos públicos presentes nos diferentes níveis de ensino desde a educação básica até a educação superior e ao longo da vida. Nesse sentido, as especificidades de diferentes públicos precisam ser objeto de reflexão, visando a compreensão de questões que lhe são atinentes. Estudantes com surdez, por exemplo, podem apresentar formas distintas de comunicação, fazendo uso da língua de sinais, da oralidade e da escrita. Nessa palestra, propõe-se, de forma dialógica, refletir sobre acessibilidade na educação de estudantes surdos em todos os níveis de ensino, o papel da Libras (Língua brasileira de sinais) e do tradutor e intérprete da língua de sinais (Tils), além da importância de práticas educacionais e institucionais em perspectiva inclusiva e bilíngue.

Súmula Curricular Pós-doutoranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, ICMC – USP. Doutora e mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Curso Superior de Formação Específica em Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Realizou pós-graduação lato sensu em Libras e Educação de surdos, pela Uninter, e pós-graduação lato sensu na área de Educação – Psicopedagogia, Ênfase Clínica e Institucional -, pelo Unicep. Possui licenciatura em Pedagogia pela UFSCar. Desenvolve pesquisa sobre formação do tradutor e intérprete de língua de sinais (TILS), educação de estudantes surdos e, mais recentemente, no Pós-Doutorado, investiga questões atinentes à educação matemática de estudante com surdez em perspectiva inclusiva e bilíngue.