
Os colóquios da Licenciatura em Matemática do segundo semestre estão sendo realizados com tema sobre Etnomatemática em homenagem ao Prof. Ubiratan D'Ambrosio por suas ricas contribuições à Educação Matemática, reconhecidas nacional e internacionalmente. O Prof. Ubiratan foi o idealizador intelectual do Programa Etnomatemática, enquanto programa de pesquisa (conforme Lakatos) e teoria geral do conhecimento. Com uma vida dedicada à Pesquisa e à Educação, provocou reflexões e inovou concepções acerca do conhecimento matemático, considerando aspectos históricos, filosóficos, antropológicos, cognitivos, sociais, culturais, políticos, educacionais, educacionais, transdisciplinares, holísticos, dentre outros. No decorrer de sua vida recebeu diversos prêmios, entre os quais: o Prêmio Kenneth O. May, da Comissão Internacional de História da Matemática (2001) e a medalha "Felix Klein", da Comissão Internacional de Instrução Matemática (2005).O brasileiro Ubiratan, professor emérito da UNICAMP, faleceu em São Paulo, em 2021, aos 88 anos.
Resumo:
Proponho relacionar aspectos epistemológicos do Programa Etnomatemática, conforme Ubiratan D’Ambrosio, e concepções para a pesquisa e prática na Educação (Matemática), considerando prioritariamente vivências pessoais, acadêmicas e docentes. Brevemente, buscarei mesclar reflexões e relatos de experiências sobre: amplitude e conceitos essenciais do Programa; currículo, recursos socioculturais e ação educativa; docência e projetos na rede estadual de Educação e no ensino superior, na Licenciatura em Matemática e no Estágio Supervisionado, na formação de professores, inicial e em exercício. Apresentarei alguns eventos nacionais e internacionais da área. Indicarei propostas e espaços vigentes e livres para pesquisadores e educadores que têm ou buscam ter Etnomatemática como orientação teórica.
Biografia:
Doutora e especialista em Educação Matemática, mestra em Educação, licenciada em Pedagogia e técnica em Química. É aposentada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Coordena a Red Internacional de Etnomatemática no Brasil (RedINET-Brasil) e na região Nordeste e administra a comunidade virtual EtnoMatemaTicas Brasis. Tem especial interesse pelo Programa Etnomatemática, suas bases epistemológicas e estratégias de difusão de sua concepção na pesquisa e na Educação. Membra do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GIEPEm) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). Reúne experiência em: Educação Infantil, Básica, Superior e Pós-Graduação; na Educação pública e privada; no ensino regular, EJA, projetos ONG; nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Atua nos temas Etnomatemática, Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores.
Os interessados em participar do colóquio devem encaminhar email para rcgm at icmc.usp.br solicitando o link.