Palestras e Seminários

24/06/2022

13:10

Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano

Palestrante: João Carlos Vieira Sampai

Responsável: Marina Andretta (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Salvar atividade no Google Calendar

Resumo: A coisa legal pensada por Simon Stevin, no século 16, criar uma representação de frações, o de frações decimais, que evitasse o uso de frações ordinárias na matemática comercial, que era uma prática comum na época.
Um pouco antes, no século 13, a coisa legal foi o Fibonacci trazer o sistema decimal para a Europa, com a representação de inteiros e frações como fazemos hoje. Antes de Fibonacci, os comerciantes anotavam suas transações em numerais romanos! Mas com a novidade de Fibonacci os comerciantes se atrapalhavam ao calcular a soma de frações como 8/13 + 5/8. Aí chega Simon Stevin e diz que esta soma pode ser aproximada por 0,61538 e 0,62500, e estes números podem ser somados tal como são somados dois inteiros. Assim foi simplificada a aritmética da vida comercial. Mas Simon Stevin percebeu também que existiam dízimas periódicas e propôs uma forma de como lidar com elas. Vamos ver como ele fez isso, usando mais algumas coisas legais.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação