Palestras e Seminários

29/08/2019

auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001)

Palestrante: Leila Ribeiro

Salvar atividade no Google Calendar Palestra

Resumo:

Computação é essencial na formação do cidadão do século XXI, e portanto deve fazer parte dos currículos de todas as escolas do Brasil.Os fundamentos da Computação (e não apenas tecnologias) devem ser ensinados ao longo da Educação Básica com intencionalidade. Para isso, as competências, objetos de conhecimento e habilidades relacionados à Computação precisam ser conhecidos pela rede escolar. O objetivo desta palestra é explicar o que é Computação e porque conhecimentos desta área devem ser integrados ao ensino na Educação Básica, bem como apresentar uma visão geral das Diretrizes para o ensino de Computação na Educação Básica propostos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Shortbio:
Diretora de Ensino de Computação na Educação Básica da SBC
Professora Titular no Instituto de Informática/UFRGS
Doutora em Informática pela Universidade Técnica de Berlim, Alemanha
Pós-doutorado na Universidade de York, Inglaterra
Membro do IFIP- TC 1 (Foundations of Computer Science)
Áreas de interesse: Fundamentos da Computação (construção e análise de modelos computacionais), Educação em Computação