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Estudantes de graduação podem se inscrever pelo Sistema Júpiter da USP
Data da publicação: 31/01/2025

“Mesmo para quem está apenas no começo da graduação na USP, esses projetos são uma oportunidade de somar experiências únicas. A vivência pessoal, aliada à juventude e à visão de mundo dos participantes, pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da comunidade e para o fortalecimento da Universidade”, destaca a professora Cynthia, coordenadora dos projetos | Foto: Ana Santiago/ICMC

 

 

Dois projetos de extensão que trazem impacto positivo para a comunidade escolar de São Carlos estão com inscrições abertas. Podem contribuir com a iniciativa alunos de graduação da USP São Carlos. Sob a coordenação da professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), as iniciativas contemplam dois projetos: um voltado ao ensino de programação e outro à criação de videoaulas sobre ferramentas educacionais baseadas em tecnologias, ambos realizados em parceria com a escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha.

De acordo com a coordenadora, as atividades são uma oportunidade única de aprender, ensinar e fazer a diferença na comunidade: “Os alunos extensionistas podem aplicar seus conhecimentos de forma prática e ganhar experiências enriquecedoras para sua formação acadêmica e profissional.”

Além do enriquecimento pessoal e acadêmico, os participantes ganham créditos de extensão, obrigatórios para ingressantes a partir de 2023, que serão registrados no histórico escolar.  Por outro lado, também contribuem para que os alunos da educação básica passem a vislumbrar a possibilidade de ingressar na USP. “Muitos ainda acreditam que a Universidade não é um lugar acessível para eles. No entanto, com essa nossa aproximação, eles passam a perceber que estudar na USP está ao alcance deles. Essa mudança de perspectiva não apenas os motiva, mas também os faz enxergar um futuro mais promissor e cheio de possibilidades. O impacto desse trabalho na escola é, sem dúvida, profundo e extremamente positivo”, diz Cynthia.

Conheça os projetos – Voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto Programação com Scratch, Python e Robótica busca ensinar lógica e pensamento computacional de forma lúdica. Nesta edição, a iniciativa será ampliada para estudantes do ensino médio, com aulas de Python e robótica, em parceria com grupos de extensão da USP, como o Semear. As aulas ocorrem semanalmente, com duração de 1h40, e contam com a participação ativa dos extensionistas na preparação das atividades.

Para compreender detalhadamente como foram as edições anteriores do projeto, acesse essas duas reportagens publicadas no site do ICMC: Projeto da USP ensina alunos de escola pública a criarem jogos virtuais voltados à sustentabilidade e Projeto da USP que ensina programação a alunos de escola pública desperta interesse por carreiras tecnológicas.

Já o projeto Produção de vídeos educativos sobre tecnologia, busca criar tutoriais sobre ferramentas úteis para professores da educação básica. Essas ferramentas podem ser utilizadas tanto em sala de aula quanto em projetos extracurriculares. A iniciativa, que está em sua segunda edição, surgiu para atender à demanda dos professores da escola parceira por desenvolver habilidades tecnológicas adicionais, que os ajudassem a preparar aulas mais dinâmicas e interativas.

De acordo com a professora Cynthia, a produção de vídeos é bastante desafiante, pois demanda um repertório de conhecimentos que, muitas vezes, os estudantes da graduação não possuem, tal como a criação de roteiros e técnicas de edição e montagem. “Apesar de termos produzido apenas um piloto na edição passada, acredito que a experiência adquirida irá nos auxiliar nesta segunda fase, aproveitando que teremos a opção de usar um miniestúdio de gravação que está sendo montado na Biblioteca Achille Bassi”, afirma a professora.

Ela afirma estar aberta a receber sugestões dos extensionistas sobre quais ferramentas podem ser abordadas nas videoaulas, pois considera que os estudantes estão atentos ao surgimento de novas tecnologias. Além disso, ela conta que as reuniões de equipe serão semanais e que o ambiente de trabalho é dinâmico e colaborativo.

 

 

Participar de um projeto de extensão é uma experiência profundamente valiosa e enriquecedora | Foto: Ana Santiago/ICMC

 

 

Requisitos e inscrição – As inscrições para os projetos já estão abertas e devem ser realizadas pelo Sistema Júpiter. Confira os prazos e detalhes:

  • Programação com Scratch, Python e Robótica: há 10 vagas disponíveis e as inscrições seguem abertas até dia 15 de fevereiro. As aulas começam no dia 24 de fevereiro e seguem até 13 de dezembro. É recomendado ter noções básicas de linguagem de programação e afinidade com ensino.
  • Produção de vídeos educativos sobre tecnologia: são disponibilizadas de 5 a 8 vagas e as inscrições ocorrem até dia 9 de março. As atividades têm início em 17 de março e também vão acontecer até 13 de dezembro. Para participar, é bem-vindo ter conhecimentos prévios na área audiovisual.

 

Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

 

Mais informações
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