winx-evento-promove-integracao-entre-mulheres-no-campus-da-usp-sao-carlos Notícias
Iniciativa acontecerá na noite da próxima sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h30, no auditório Luiz Antonio Fávaro, no bloco 4 do ICMC
Data da publicação: 12/03/2024

Logo depois da roda de conversa, em que as convidadas vão compartilhar sua experiências com o público, haverá a Game Night Girls nas salas de aula do bloco 3 do ICMC e no Museu de Computação

Promover a integração das estudantes da USP, em São Carlos, que se identificam com o gênero feminino, reunindo calouras e veteranas. Esse é o principal objetivo de um evento que ocorrerá na noite da próxima sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h30, no auditório Luiz Antonio Fávaro, no bloco 4 do ICMC.

Organizada pelo grupo de extensão Women in Tech (WiT), que é vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa é aberta a qualquer pessoa interessada em promover a inclusão feminina e não demanda inscrições prévias.

“O ambiente acadêmico da USP, em São Carlos, é predominantemente masculino, já que a maioria dos cursos oferecidos na instituição são da área de ciências exatas”, ressaltam as organizadoras. Daí a relevância de realizar rodas de conversa como a que ocorrerá no dia 15, estimulando a discussão sobre a falta de representatividade feminina. Entre as convidadas para a roda de conversa do evento estão:

• a mestranda Julia Jaccoud, do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, mais conhecida nas redes como A Matemaníaca;
  • a estudante Letícia Hora, que faz Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC);
  • a estudante Ariel Anny, que faz Matemática Aplicada e Computação Científica no ICMC;
  • a estudante Brena Marques, que faz Engenharia Elétrica da EESC.
  • a engenheira de software Ana Clara Amorim, ex-aluna do ICMC;
  • a doutoranda Aline Verhalen, do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC;
  • a estudante Rebeca Carvalho, que faz de Ciências da Computação no ICMC.

“Como primeira da minha família a ingressar na universidade, tenho como objetivo tornar o ambiente universitário mais saudável e inclusivo”, destaca Brena. “Represento muitas minorias e, por isso, acredito que a minha trajetória na USP não é apenas mais uma, e sim, um ato de resistência e de representatividade para muitas meninas da minha comunidade e de outros âmbitos que olham para mim e se enxergam de alguma forma nas minhas características”, revela Letícia.

Logo depois da roda de conversa, em que as convidadas vão compartilhar sua experiências com o público, haverá uma noite de jogos especialmente para mulheres nas salas de aula do bloco 3 do ICMC e no Museu de Computação Odelar Leite Linhares. A Game Girls Night será um momento genuíno e inclusivo de lazer, aprendizado e oportunidade para fazer novas amizades. E é claro vários jogos para o divertimento da noite.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Sexta edição da Recepção das Bixetes (WinX)
Quando: sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h30
Local: auditório Luiz Antonio Fávaro, no bloco 4 do ICMC