destaque-adalovelaceday1 Notícias
Em homenagem a Ada Lovelace, que escreveu o primeiro código de programação, grupo de extensão realiza evento dia 23 de setembro, das 9h30 às 17 horas no ICMC
Data da publicação: 01/09/2023

800px Ada Lovelace portrait

Você já ouviu falar em uma pesquisadora chamada Ada Lovelace? Ela escreveu o primeiro código de programação, no século XIX, e sua importância na área de tecnologia é tão grande que uma data foi criada para homenageá-la: toda segunda terça-feira de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day, dia que celebra as conquistas das mulheres nas ciências exatas e tecnologia.

Para marcar a data, o grupo de extensão Women in Tech promoverá, no próximo dia 23 de setembro, um evento especial com duas palestras, um minicurso e uma roda de conversa. Aberto a todos os interessados e gratuito, o evento não demanda inscrições prévias. Apenas quem desejar participar do coffe break, que será oferecido no encerramento das atividades, deve contribuir com o valor de R$ 10 e preencher este formulário eletrônico até 15 de setembro: https://bit.ly/coffee-ada-day.

Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o grupo Women in Tech surgiu em 2018, durante a Semana da Engenharia de Computação, com o intuito de discutir a falta de representatividade feminina nas áreas de ciências e tecnologia. Segundo as organizadoras do Ada Lovelace Day, o objetivo da iniciativa é exaltar e dar visibilidade às mulheres que atuam nessas áreas.

As atividades começam às 9h30 no dia 23, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, e se estendem até as 17 horas. Apenas o minicurso, que acontecerá das 14 às 16 horas, ocorrerá nos laboratórios 6-303/6-304, no bloco 6 do ICMC. Confira a programação completa:

• 9h30 – Abertura do evento
  • 10 horas – Palestra A internet por trás das telas: entendendo como funcionam as aplicações web. Convidada: Juliana Karoline.
  • 11 horas – Palestra Saneamento, saúde pública e dados: qual a conexão? Convidada: Rhayssa de Brito
  • 12 horas – Intervalo
  • 14 horas – Minicurso Destaque-se no mercado: crie um currículo personalizado com HTML e CSS. Convidada: Mariany Morais (laboratórios 6-303 e 6-304 do ICMC)
  • 16 horas – Roda de conversa Carreiras: desafios, oportunidades e participação das mulheres nas exatas e tecnologia.
  • 17 horas – Encerramento do evento e coffee break

ADA LOVELACE DAY 1

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC-USP

Ada Lovelace Day no ICMC
Inscrições para participar do coffee break (até 15 de setembro): https://bit.ly/coffee-ada-day

Quando: sábado, 23 de setembro, das 9h30 às 17 horas.
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, na área 1 do campus da USP, em São Carlos
Mais informações sobre o Women in Tech: https://linktr.ee/women.in.tech