trabalhando-com-inovacao-na-ibm-evento-com-ex-aluna-da-usp-aborda-patentes-e-computacao-quantica-destaque Notícias
Na próxima terça-feira, 6 de junho, a partir das 19 horas, Ana Paula Appel, cientista de dados sênior da IBM, participará de evento online; transmissão será via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data
Data da publicação: 30/05/2023

Cientista de dados sênior da IBM, Ana Paula Appel fez mestrado e doutorado no ICMC.

 

Como é trabalhar com inovação dentro de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo? Na próxima terça-feira, 6 de junho, a partir das 19 horas, Ana Paula Appel, ex-aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai responder essa questão, além de explicar o que é computação quântica.

No evento online, Ana Paula, que é cientista de dados sênior da IBM, falará sobre o estímulo à criação de patentes dentro da empresa e sua relevância para o fortalecimento da cultura de inovação e para a realização de projetos voltados aos clientes. Ela chefia a área de Client Engineering da IBM na América Latina, que é voltada à cocriação de soluções para resolver problemas de negócios dos clientes, usando software livre e tecnologias da empresa.

Com mais de 50 patentes registradas no United States Patent and Trademark Office (USPTO), sendo 28 delas concedidas, Ana Paula é reconhecida mundialmente na área. Ingressou na lista “Mulheres engenheiras que você deveria conhecer” (“Women Engineerings that you should know”) da Society of Women Engineering (SWE), que também a premiou por suas patentes por três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022).

Durante o evento online, a inventora também explicará quais são os diferenciais da computação quântica e como é possível aplicá-la. A iniciativa faz parte do ciclo de palestras da disciplina Tendências e Mercado em Inteligência Artificial e Big Data, que discute temáticas atuais e contribui com a capacitação dos profissionais que cursam o MBA em Inteligência Artificial e Big Data, uma especialização oferecida pelo ICMC na modalidade de educação a distância.

A mediação do evento ficará por conta de Cristina Dutra de Aguiar, que é professora do ICMC e do MBA. Com transmissão via dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data, o evento é aberto à participação de todos os interessados e não demanda inscrições prévias.

Carreira – Formada em Ciências de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Paula fez mestrado e doutorado na mesma área no ICMC. Durante o doutorado realizou uma visita técnica de um ano na Carnegie Mellon University em mineração de redes complexas. Desde então, atua analisando grandes volumes de dados, especialmente dados mapeados em redes complexas.

Primeira mulher certificada em Ciência de Dados L3 na América Latina, Ana Paula foi professora na Universidade Federal do Espírito Santo, e trabalha há mais de 11 anos na IBM, onde ocupou diversos cargos, incluindo o de pesquisadora na IBM Research.

 

 Computação quântica

 

 

 

Vagas remanescentes – Com foco na capacitação de profissionais para tratar e analisar dados, transformando-os em informações e conhecimento relevantes, o MBA em IA e BigData busca incentivar a formação de lideranças que possam desenvolver projetos em diversas áreas, visando à assimilação do conhecimento extraído dos dados e de tecnologias recentes para apoiar a tomada de decisões.

Quem deseja ampliar os conhecimentos e as possibilidades de carreira nessas áreas ainda pode se inscrever, até 12 de junho, nas vagas remanescentes da terceira turma do MBA. As aulas do curso, oferecidas a distância, começarão dia 1º de julho.

Podem participar da iniciativa profissionais dos setores privado e público, graduados em curso superior, envolvidos na resolução de problemas e interessados em ampliar ou aprimorar seus conhecimentos em inteligência artificial e big data. Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o site do MBA: https://mba.iabigdata.icmc.usp.br. O investimento no curso é composto pela taxa de inscrição (R$ 300), matrícula e de 15 parcelas mensais, conforme detalhado no edital: https://icmc.usp.br/e/6f801.

A primeira turma do MBA iniciou as aulas em julho de 2021, e 122 especialistas já concluíram o curso. Atualmente, 177 pós-graduandos estão cursando a especialização, uma iniciativa do Departamento de Ciências de Computação do ICMC.

 

 

Texto: Denise Casatti, Assessoria de Comunicação ICMC-USP

 

 

Evento online “Trabalhando com Inovação dentro da IBM: Computação Quântica e Patentes”
Quando: terça-feira, 6 de junho, a partir das 19 horas

Assista no canal MBA em Inteligência Artificial e Big Data do YouTube:
https://www.youtube.com/live/Z0AmjPxszSY
Assista no canal ICMC TV do Youtube:

https://www.youtube.com/live/7_lzpYPUr6c
Convidada: Ana Paula Appel

Mediação: professora Cristina Dutra de Aguiar

Mais informações
Sobre o MBA: (16) 99210-9371 (WhatsApp) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato para jornalistas: (16) 3373-9666 (com WhatsApp) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação