programa-icmc-usp-de-gestao-socioambiental-site Notícias
O Programa foi lançado em 2013 com o objetivo de integrar as ações socioambientais do Instituto.
Data da publicação: 07/10/2022

A preservação e os cuidados com o meio ambiente nunca foram tão relevantes quanto atualmente. Empresas, organizações, países e a sociedade como um todo se esforçam no sentido de preservar o ecossistema e os recursos naturais do planeta. Iniciativas exemplares e de grande destaque estão também dentro das universidades.

O Programa de Gestão Socioambiental do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, lançado em 2013, tem como objetivo integrar as ações socioambientais às iniciativas da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP. Trata-se de um modelo que visa promover os princípios de sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões, o uso racional dos recursos e a segurança ambiental no ICMC e na USP, além de difundir essa perspectiva no município e região.

Uma das ações mais importantes do programa é a coleta de pilhas, Cds, DVDs e baterias, junto ao Laboratório de Resíduos Químicos-LRQ da USP, em São Carlos.

coletor2021

Coletor de materiais localizado no bloco 4 do ICMC.

Segundo Cassio Henrique Jorge, coordenador do Programa, as ações contam com o apoio contínuo da comunidade e já foi possível realizar o correto descarte de diversos materiais:

• Pilhas (parceria LRQ) – total de 343 Kg
  • CDs/DVDs  (parceria LRQ) – total de 74 Kg / 4.947 unidades
  • Material de escrita (parceria Terracycle) – total de 14 Kg
  • Tampinhas plásticas (parceria Diretoria de Ensino São Carlos) –  total de 5,8 Kg

Em 2019, foi lançada uma campanha, inspirada no projeto TerraCycle, para a coleta e reciclagem de materiais, produtos e embalagens de difícil reciclagem, como por exemplo, materiais de escrita (caneta, marca-textos, grafite, lápis coloridos etc) que contêm componentes químicos que necessitam de tratamento correto.

materiais escrita reciclaveis

Alguns dos materiais de escrita que podem ser descartados.

O Programa de Gestão Socioambiental do ICMC é ainda composto pela Brigada de Arboristas, o Museu da Fauna e da Flora, a Subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SADS-Recicla), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão de Ação e Integração Social (CAIS).

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC

Saiba mais sobre o programa:
www.icmc.usp.br/institucional/programa-socioambiental