jacobi-operators Notícias
Atividades contarão com a participação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e de uma universidade estadunidense, e também evento pensado para estudantes de graduação.
Data da publicação: 12/05/2022

O Instituto de Ciências Matemáticas de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) sediará palestra e workshop sobre operadores de Jacobi e tópicos relacionados. As atividades fazem parte do Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP Análise assintótica de sistemas de partículas e matrizes aleatórias e acontecerão em formato híbrido nos dias 26 e 27 de maio, no auditório Luiz Antônio Fávaro (bloco 4, sala 4-111). Interessados podem participar e receber informações sobre as atividades via e-mail preenchendo um formulário online (em inglês).

A palestra de abertura Padé approximants and transcendence of Pi, ministrada pelo professor Maxim L. Yattselev da Indiana University – Purdue University Indianapolis (IUPUI), ocorrerá no dia 26 de maio, às 16h da tarde. A atividade é especialmente apropriada para estudantes de graduação. “Nosso projeto contava desde o início com previsão de visitas de vários pesquisadores estrangeiros, que infelizmente foram adiadas por razões óbvias. É empolgante voltar a receber visitantes, e para as futuras visitas dentro do auxílio planejamos sempre oferecer oportunidades de interação entre pesquisadores do exterior envolvidos no projeto e estudantes de graduação”, afirma Guilherme Silva, pesquisador do ICMC que coordena o auxílio.

O workshop Jacobi Operators and Spectral Theory será realizado no dia seguinte, 27 de maio, das 10h às 12h e das 14h às 17h, sobre os tópicos:

• Generic zero-Hausdorff and one-packing spectral measures, pelo professor Silas Carvalho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Shift-invariant subspaces on Hardy spaces of the polydisk, pelo professor Waleed Noor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Dirichlet Laplacian in broken sheared waveguides, pela professora Alessandra Verri da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Spectral Theory of Jacobi Matrices on Trees whose Coefficients are Generated by Multiple Orthogonality, pelo professor Maxim Yattselev da IUPUI.

Texto: Renato Francói Amprino – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Mais informações:
Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP:
www.icmc.usp.br/e/b2f26
Formulário online de inscrição (em inglês): www.icmc.usp.br/e/2753e