agrupamento-de-textos-e-aplicacoes-em-inteligencia-analitica Notícias
Inscrições podem ser feitas até 30 de novembro
Data da publicação: 10/11/2021

Estão abertas as inscrições para o curso Agrupamento de textos e suas aplicações em inteligência analítica, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no dia 11 de dezembro. Gratuito, o curso será ministrado na modalidade a distância.

O público-alvo são alunos de graduação em Ciências de Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que tenham iniciado o curso no ano passado ou anteriormente. Coordenada pelo professor Ricardo Marcacini, do ICMC, o objetivo dessa iniciativa é proporcionar aos estudantes conhecimento dos conceitos básicos da área de agrupamento de textos, bem como apresentar direções para aprofundar o conhecimento, conforme a necessidade de cada estudante.

Outra finalidade do curso é ensinar ferramentas básicas para leitura, pré-processamento e agrupamento de dados textuais. Além disso, serão apresentados exemplos sobre como utilizar resultados do agrupamento de textos para aplicações envolvendo inteligência analítica, como a construção de indicadores a partir de clusters, agregando informação temporal e geográfica extraídas dos textos

O curso será realizado de forma inteiramente virtual e ocorrerá no dia 11 de dezembro, sábado, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, com carga horária total de 4 horas. É importante ressaltar que há um limite de 150 vagas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP até dia 30 de novembro ou enquanto houver vagas, por meio do link disponível nesta página: icmc.usp.br/e/b5c2e.

Não é preciso já ter login e senha no Sistema Apolo para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Apolo, mas em outras plataformas como Google Meet ou Zoom.

Texto: Laura Gazana – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Foto por Duncan Meyer em Unsplash