premio-gutierrez-2021 Notícias
Trabalho defendido em 2020 receberá premiação em cerimônia virtual que acontecerá no próximo dia 27 de setembro
Data da publicação: 21/09/2021

300

Leonardo concluiu o doutorado em 2020 no IME da USP, com o apoio da Fapesp. (Foto: arquivo pessoal)

A tese de doutorado defendida por Leonardo Francisco Cavenaghi foi eleita a vencedora do Prêmio Gutierrez 2021, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia de premiação será realizada na próxima segunda-feira, 27 de setembro, às 14 horas, de forma virtual, e terá transmissão ao vivo pelo canal ICMC TV no Youtube.

Intitulada Deformações Métricas e Aplicações, a pesquisa foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Sob orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o trabalho foi finalizado em 2020 e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O aluno premiado concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o mestrado, em 2018, na mesma instituição. Além disso, Leonardo realizou estágio de pós-doutorado em matemática na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do professor João Marcos do Ó. Atualmente, faz pós-doutorado em matemática na University of Fribourg, na Suíça.

A cerimônia de premiação faz parte do XI Workshop de Teses e Dissertações em Matemática (WTD) do ICMC, que acontece de 27 a 29 de setembro de forma virtual.

Prêmio Gutierrez 2021

Sobre o PrêmioConcedido anualmente, o Prêmio Gutierrez foi criado em 2009 para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). O objetivo é reconhecer a melhor tese defendida e aprovada na área de matemática no Brasil, no ano anterior ao ano da premiação, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

Gutierrez chegou ao Brasil em 1969 para estudar no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde se tornou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou  importantes centros de pesquisa em matemática, como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, ele atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Prêmio Gutierrez 2021: cerimônia de premiação
Quando: segunda-feira, 27 de setembro, às 14 horas

Onde: transmissão ao vivo pelo canal ICMC TV no Youtube