equacoes-diferenciais-funcionais-evento-cientifico-marca-50-anos-de-pesquisas-no-icmc Notícias
Iniciativa ocorrerá de forma virtual, de 2 a 6 de agosto; inscrições estão abertas até dia 28 de julho
Data da publicação: 22/07/2021

Um dos primeiros grupos de pesquisas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promoverá um evento científico para celebrar 50 anos de desenvolvimento científico na área de Equações Diferenciais Funcionais. Realizado de forma virtual, o encontro acontecerá de 2 a 6 de agosto.

As inscrições estão abertas até 28 de julho e podem ser realizadas no site do evento, em que é possível consultar a programação completa do encontro. Os palestrantes convidados incluem pesquisadores renomados na área e ex-alunos que fizeram parte do grupo de pesquisa do ICMC.

Contribuíram, para a trajetória cinquentenária do grupo, diversos matemáticos pioneiros. Um deles, em especial, foi o responsável por alavancar as pesquisas nesse campo: o professor Nelson Onuchic. Ele foi um dos fundadores do ICMC, criado em dezembro de 1971. Onuchic dirigiu o Instituto de dezembro de 1973 a abril de 1974, recebendo o título de professor emérito em 1983.

No site do encontro, é possível encontrar mais informações sobre a história do professor Onuchic bem como a árvore genealógica científica do grupo de pesquisa em Equações Diferenciais Funcionais, apresentando as relações estabelecidas entre orientadores e orientandos ao longo do tempo. Há, ainda, um blog com informações históricas envolvendo várias gerações de alunos e docentes.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Inscreva-se no site do evento até 28 de julho: https://sites.google.com/usp.br/fdeicmc/home-page