6002 Notícias
Nesta quarta-feira, dia 12, às 21 horas, o professor Cláudio Toledo, apresentador do programa, receberá o professor Miguel Vinicius Santini Frasson para falar sobre essa tecnologia
Data da publicação: 10/05/2021

6001

Estreia nesta semana o mais novo programa online do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos: o Museu ao Vivo. A série buscará apresentar detalhes do acervo do Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares. Nesta quarta-feira, dia 12, às 21 horas, a estrela da noite será a Régua de Cálculo.

Criada em 1620 por Edmund Gunter, matemático, geômetro e astrônomo inglês, a régua de cálculo se trata de um computador analógico mecânico ou um tipo de calculadora analógica gráfica. Ela permite realizar multiplicação e divisão, e também aplicar funções como expoentes, raízes e logaritmos. Muitos dos cálculos que permitiram o envio da primeira missão tripulada à lua foram conferidos por engenheiros que utilizaram tal ferramenta.

A apresentação da Régua será feita pelo professor Miguel Vinicius Santini Frasson, do ICMC. Ele será o primeiro convidado do professor Cláudio Fabiano Motta Toledo, que é coordenador do Museu e mediador do encontro.

A atividade é aberta a qualquer interessado e será transmitida pelo canal ICMC TV no Youtube (tv.icmc.usp.br), onde será possível participar enviando perguntas e manifestações pelo chat. Não haverá emissão de certificados.

O evento faz parte da disciplina Evolução Histórica da Computação e Aplicações, oferecida para os cursos de Sistemas de Informação e Ciências de Computação.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Quando: dia 12 às 21 horas