aprenda-a-coletar-e-analisar-dados-em-curso-na-usp-sao-carlos- Notícias
Ministrado por professor da University College London, curso é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de computação; inscrições vão até 15 de outubro
Data da publicação: 20/09/2019

 
 

Aulas serão ministradas em português e acontecerão de 21 a 26 de outubro no ICMC
 
 
Imagine quantos dados são disponibilizados diariamente nas redes sociais. Se pudéssemos coletá-los e analisá-los adequadamente, provavelmente seríamos capazes de solucionar muitos problemas que atormentam a humanidade em esferas como mobilidade urbana, violência e saúde pública. São dados que também podem se transformar em informações valiosas para que empresas e instituições se relacionem melhor com seus diferentes públicos.
 
O problema é que a coleta e a análise dessa imensidão de dados é um desafio para muitos especialistas da área de computação. Por isso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá um curso com a finalidade de identificar e discutir questões teóricas e metodológicas associadas às pesquisas em redes sociais, apresentando ferramentas e conceitos.
 
O curso, de 18 horas de aula, é presencial e acontecerá na semana de 21 a 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e, no sábado dia 26, das 9 às 12 horas. Sob coordenação do professor André de Carvalho, do ICMC, a iniciativa será ministrada em português pelo professor Soong Moon Kang, da School of Management da University College London.
 
“O professor Soong é um um dos principais pesquisadores da área de análise de redes sociais e já ministrou esse curso várias vezes”, explica André. “A análise de redes sociais pode ser aplicada a diferentes contextos e tem gerado uma demanda e um interesse crescentes. Apesar disso, são raras as ofertas de cursos e disciplinas sobre o assunto”, completa o professor, que é vice-diretor do ICMC.
 
Há 40 vagas no total e as inscrições para o curso podem ser realizadas até 15 de outubro, ou enquanto houver vagas, via Sistema Apolo da USP: icmc.usp.br/e/236cc. A taxa de inscrição varia de R$ 300 (alunos de graduação ou pós-graduação do ICMC) até R$1.500 (profissionais) e deve ser paga via depósito bancário, de acordo com as informações disponibilizadas neste link: icmc.usp.br/e/0a7e9. Para concluir o processo de inscrição, o interessando precisa enviar, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o comprovante de pagamento e de vínculo com a instituição a que pertence. Quem não puder fazer o curso presencialmente deve consultar sobre a possibilidade de participação via videoconferência.
 
 

Doutor em Ciências Administrativas e Engenharia, Soong é mestre em Sociologia e também em Sistemas Econômicos e de Engenharia pela Universidade de Stanford, além de ter concluído a graduação em Engenharia Mecânica pela Technische Universität Berlin
 
 
 
Texto – Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
Mais informações 
Consulte o programa do curso: icmc.usp.br/e/0a7e9
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/236cc
Saiba mais sobre Soon Moon Kang: www.mgmt.ucl.ac.uk/people/soongkangÁrea de comunicação e eventos do ICMC: (16) 3373-9146 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação