professor-do-icmc-e-eleito-para-academia-brasileira-de-ciencias Notícias
Data da publicação: 11/12/2018

O professor Tiago Pereira da Silva, do ICMC, foi eleito como membro afiliado da ABC.
Ele também é pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI)

O professor Tiago Pereira da Silva, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos 46 novos membros eleitos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). A Assembleia Geral foi realizada na manhã da última quarta-feira, 5 de dezembro, quando foi divulgado o resultado da eleição para membros titulares, correspondentes e afiliados, que serão empossados em maio de 2019.

Dos 46 novos membros eleitos, cinco são professores da USP (veja a tabela a seguir). Antes do novo ingresso, apenas 14,86% dos membros titulares eram mulheres e 25% de fora da região Sudeste. Neste ano, as mulheres passaram a representar 33,33% dos novos membros titulares, e os cientistas de fora do Sudeste ocuparam 28% das vagas para a categoria.

Para Márcia Barbosa, diretora da ABC, a diversidade é um instrumento de eficiência que vai além de uma necessidade democrática: “Neste sentido, como pesquisadores, precisamos nos despir dos vieses sociais e tentar ativamente construir instituições mais diversas”.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC a partir de informações divulgadas pelo Jornal da USP e pela ABC

Veja a lista completa dos novos integrantes no site da ABC: icmc.usp.br/e/b0317