alunos-do-icmc-chegam-a-fase-final-de-concurso-internacional-de-ciencia-de-dados Notícias
Equipe RassaCaaso conquistou o 12º lugar entre as 20 melhores do mundo
Data da publicação: 16/10/2018

Foram selecionadas 20 equipes de universidades do mundo inteiro para participarem da final da competição

Colocar em prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula é um método eficiente de aprendizagem. E foi pensando nisso que quatro estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, decidiram participar de um concurso internacional de ciência de dados, o Data Science Game.

Os alunos foram selecionados para participar da final da competição, que aconteceu de 27 a 29 de setembro, na França. Formada pelos alunos Tobias Veiga, Gustavo Sutter, Bruno Coelho e Marcello Pagano, todos do terceiro ano de Ciências de Computação do ICMC, a equipe recebeu o nome de RassaCaaso.

Equipe do ICMC durante apresentação em Paris

A competição aconteceu na cidade de Chantilly, em Paris, e o grupo conseguiu o patrocínio do Banco Itaú, que custeou as viagens. Nessa última fase do concurso, a ideia era que os participantes conseguissem prever se um usuário de um site de e-commerce –uma espécie de loja virtual – faria ou não uma compra naquele site. Os competidores precisaram desenvolver uma solução do problema em aproximadamente 30 horas. Ao final da competição, a equipe conquistou o 12º lugar entre as 20 melhores do mundo. Dentre as três equipes brasileiras, eles conquistaram o 2º lugar.

De acordo com Bruno, um dos participantes, a experiência foi intensa e enriquecedora: “Mesmo tendo que fazer tudo em um curto período de tempo, a experiência foi fantástica. Saímos muito motivados a estudar ainda mais sobre ciência de dados. Desejamos poder voltar no ano que vem e esperamos que nosso desempenho seja ainda melhor”.

Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC

Site da competição: https://datasciencegame.com/