congresso-brasileiro-de-software-acontecera-pela-primeira-vez-em-sao-carlos- Notícias
Evento acontece de 17 a 21 de setembro na USP e as inscrições estão abertas
Data da publicação: 13/08/2018

 

 
 
 
 
Quer conhecer as pesquisas, tendências e inovações mais recentes relacionadas ao desenvolvimento de software e ainda participar de um dos maiores eventos de computação científica do mundo? Basta comparecer à 9ª edição do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), que acontece de 17 a 21 de setembro. Trata-se de um dos maiores eventos que promove e incentiva a troca de experiências entre profissionais da indústria e pesquisadores da academia. Realizado pela primeira vez na capital nacional da tecnologia, o evento será no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.sbc.org.br/cbsoft2018. Os valores da inscrição variam de acordo com o nível de formação do participante e da data em que se inscrever. Destinada a graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e profissionais da indústria, o CBSoft terá um público estimado em cerca de 700 participantes.
 
Ao longo dos cinco dias de evento, integram o CBSoft quatro simpósios tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software. Além disso, o evento também conta com uma série de minicursos, workshops, tutoriais e palestras com convidados brasileiros e estrangeiros, entre outras atividades. Um dos destaques dessa edição é a trilha da indústria, que promoverá discussões sobre as possibilidades de cooperação entre academia, indústria e governo. “O principal objetivo da trilha é melhorar as condições de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além de criar uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores de engenharia de software e sistemas de informação estabelecerem uma cooperação com as empresas”, afirma Elisa Nakagawa, professora do ICMC e coordenadora geral do evento. A programação completa estará disponível, em breve, no site do congresso.
 
Outra novidade na programação é o painel 50 Anos de Engenharia de Software: história e perspectivas no Brasil que relembra a origem do termo engenharia de software, oficialmente instituído durante a Conferência de Engenharia de Software da OTAN, na Alemanha. O painel tem o objetivo de promover uma discussão acerca de como essa área tem evoluído desde o século passado no Brasil e no mundo.
 
Realização – Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), integram o CBSoft quatro eventos tradicionais: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES); Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS); Simpósio Brasileiro de Testes de Software Sistemático e Automatizado (SAST) e Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). O congresso é organizado pelo ICMC, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos.
 
 
 
 
Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
 
Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2019 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação