elas-se-divertiram-desenvolvendo-aplicativos-no-icmc-confira-o-album-de-fotos Notícias
Em apenas um dia, garotas de 10 a 18 anos conseguiram criar 15 projetos de novos aplicativos
Data da publicação: 26/02/2018

 

Dia agitado: além de assistir a palestras no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, elas também trabalharam em equipe nas salas e laboratórios de informática do ICMC

 

No último sábado, 24 de fevereiro, 74 garotas, de 10 a 18 anos, descobriram como criar o projeto de um aplicativo para resolver um problema social. Elas participaram do Technovation HackDay, uma iniciativa gratuita que aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
No total, 15 projetos de novos aplicativos foram apresentados pelos grupos formados pelas garotas, que receberam a orientação de monitores voluntários e trabalharam animadamente, das 9h30 às 18h30. A professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, coordenou a iniciativa em conjunto com diversas alunas da área de computação. “A ideia do evento foi mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuarem na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino”, diz a professora. Segundo ela, atividades como essa também mostram aos pais que as filhas têm condições de participarem do mundo das ciências de computação e que existem várias mulheres nessa área que podem, inclusive, ajudar as meninas a ingressarem no universo da tecnologia.
 
Outro objetivo do evento foi auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevessem em um desafio internacional, o Technovation Challengeuma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio. Nessa competição, as equipes devem se inscrever, até dia 7 de março, e também precisam desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. As equipes que foram selecionadas como finalistas viajarão para os Estados Unidos e poderão apresentar seus aplicativos e planos de negócios no Vale do Silício para investidores. Elas concorrerão a um prêmio de 10 mil dólares e suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado. Além disso, passarão a contar com uma rede de contatos e recursos para ajudá-las a prosseguir na trajetória empreendedora.
 
 
Na hora de tirar as ideias do papel, elas invadiram os laboratórios de informática do ICMC
 
 
Confira o álbum de fotos no Flickr e no Facebook!
 
 
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC
 
Mais informações
Technovation Challenge: www.technovationbrasil.org

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2018 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação