conte-com-a-ajuda-gratuita-dos-estatisticos-da-usp-para-desenvolver-seu-projeto Notícias
Data da publicação: 21/11/2017

Núcleo de Estatística Aplicada oferece análise de dados gratuita a projetos que forem selecionados em chamada; inscrições podem ser realizadas até 1º de dezembro

Instituições do setor público e privado, pesquisadores e pessoas físicas podem apresentar propostas

Seu projeto precisa da ajuda de um estatístico? Basta você se inscrever gratuitamente na chamada lançada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Realizada pelo Núcleo de Estatística Aplicada (NEA) e pela coordenação do curso de Estatística, a iniciativa tem como objetivo selecionar projetos para receberem o apoio dos pesquisadores do núcleo.

Eles farão a análise dos dados, de acordo com a demanda de cada projeto, e apresentarão os métodos e resultados obtidos por meio de apresentação oral e relatório escrito. Serão aceitas propostas de empresas, fundações, indústrias, instituições de maneira geral, do setor público ou privado, assim como de pesquisadores ou pessoas físicas.

Os projetos apresentados serão trabalhados em duas disciplinas do curso de Estatística: Bioestatística e Mineração Estatística de Dados. “Nosso objetivo é levar problemas reais da sociedade para que nossos alunos possam resolvê-los, sob a orientação do professor, usando a metodologia estatística adequada a cada caso”, explica a professora Mariana Cúri. Por isso, os interessados devem apresentar um problema relevante a ser resolvido pelos pesquisadores e, até fevereiro de 2018, os dados já  devem ter sido coletados ou, ao menos, estarem em fase final de coleta.

Além disso, os interessados devem se comprometer a comparecer a uma reunião de apresentação do projeto com um membro do núcleo para pré-seleção, na tarde do dia 5 ou 6 de dezembro. Para obter informações mais detalhadas, acesse o documento disponível neste link: icmc.usp.br/e/ad186. As inscrições dos projetos podem ser efetuadas até 1º de dezembro, por meio deste formulário: icmc.usp.br/e/a2aa6. “Essa iniciativa se caracteriza como uma atividade de extensão, um dos pilares da universidade pública, e também contribuirá para o aprimoramento contínuo da qualidade do nosso curso”, finaliza Mariana.

Segundo Mariana, o objetivo da iniciativa é levar problemas reais
da sociedade para que os alunos possam resolvê-los,
sob supervisão de um professor

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP