imcara Notícias
Data da publicação: 09/05/2017

O evento será realizado em comemoração ao 75º aniversário do pesquisador Aron Simis, professor aposentado emérito da Universidade Federal de Pernambuco

Considerado pela comunidade científica um dos principais pesquisadores brasileiros da área de álgebra, o professor Aron Simis será homenageado durante a primeira edição do Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas. O evento acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 17 a 21 de julho.

“A álgebra comutativa é uma área rica em aplicações dentro da matemática, sendo utilizada, por exemplo, para resolver problemas relacionados a sistemas dinâmicos, geometria analítica, topologia e teoria de singularidades”, destaca o professor Victor Jorge Pérez, do ICMC, um dos coordenadores do evento. “No entanto, no Brasil, existem poucos pesquisadores, grupos de pesquisa e eventos relacionados a esse campo do conhecimento”, acrescenta Pérez.

Por isso, um dos objetivos do encontro é contribuir para a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da América Latina, criando uma atmosfera oportuna de cooperação. Nos cinco dias do evento, serão realizadas 15 palestras plenárias no total, uma sessão de pôsteres e três minicursos:

• Rees Algebras: criteria for Cohen-macaulayness and integral dependence, que será ministrado por Bernd Ulrich, da Universidade de Purdue, dos Estados Unidos;
  • Defining equations of blowup algebras, que será ministrado por Claudia Polini, da Universidade de Notre Dame, também dos Estados Unidos;
  • Aspects of homological and combinatorial commutative algebra, que será ministrado por Jürgen Herzog, da Universidade de Duisburg-Essen, da Alemanha.
As inscrições para o evento podem ser realizadas até dia 17 de julho ou enquanto houver vagas por meio do formulário eletrônico disponível neste link: icmc.usp.br/e/418b3. As taxas variam de R$ 170 (estudantes brasileiros) a R$ 570 (pesquisadores de instituições estrangeiras).

O homenageado – Um dos grandes expoentes da álgebra comutativa no Brasil e no mundo, o professor Aron Simis é autor de mais de 10 livros/notas de seminário e de cerca de 100 artigos científicos publicados em revistas reconhecidas internacionalmente. Orientou 20 alunos de mestrado e doutorado, além de vários bolsistas de pós-doutorado ao longo de sua carreira, que se iniciou em 1963, quando concluiu a graduação em matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Simis obteve seu mestrado (1969) e doutorado (1972) em matemática na Queen’s University, no Canadá. É professor aposentado emérito da UFPE, onde exerce atividades continuadas junto à pós-graduação do departamento de Matemática e, atualmente, é professor visitante no ICMC. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento. “O encontro que realizaremos é uma oportunidade ímpar de reconhecer os esforços acadêmicos do professor Aron em prol da matemática brasileira”, ressalta Pérez.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e do departamento de Ciências Matemáticas da universidade italiana Politecnico di Torino.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas/International Meeting in Commutative Algebra and its Related Areas (IMCARA)
Site do evento: http://simcara.wixsite.com/imcara
Inscrições: icmc.usp.br/e/418b3