default Notícias
Data da publicação: 10/11/2015

Incentivar a utilização de celulares como ferramenta fotográfica é um dos objetivos da oficina que será realizada dia 21 de novembro

Para o fotógrafo, é possível produzir boas imagens com a câmera de um celular

Na era da mobilidade e da tecnologia digital, a arte de fotografar ganha novos contornos. Explorar as possibilidades que os amantes da fotografia têm à disposição usando as câmeras de seus smartphones é o objetivo da oficina Fotografando com smartphones, que será realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no dia 21 de novembro, sábado, das 9 às 13 horas.

Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, mas é necessário que cada participante traga seu próprio celular com câmera fotográfica e cabo de transferência de imagens. “Nosso objetivo é incentivar a utilização dos celulares como ferramentas fotográficas. Esses equipamentos são cada vez mais populares e acessíveis, ao aprender a explorar suas possibilidades e recursos, as pessoas podem produzir imagens de qualidade, mesmo sem possuir uma câmera profissional”, explica o fotógrafo Paulo Arias, que vai ministrar a oficina.

Durante duas horas, Arias vai apresentar os principais conceitos que devem ser conhecidos por aqueles que desejam produzir boas imagens usando as câmeras fotográficas disponíveis nos celulares, além de apresentar alguns recursos existentes no mercado que poderão ampliar o arsenal de possibilidades dos fotógrafos (veja as referências bibliográficas abaixo). Após a exposição teórica, os participantes serão convidados a construírem um ensaio fotográfico coletivo, tentando colocar em prática o que aprenderam.

Como resultado da oficina, será realizada uma exposição virtual com as melhores imagens produzidas pelos participantes durante o tour pelo ICMC. Aberta a todos os interessados, a atividade disponibiliza 40 vagas, é gratuita e as inscrições devem ser realizadas pelo sistema Apolo enquanto houver vagas.

Link para inscrições: icmc.usp.br/e/f7eaa
Site do fotógrafo: http://www.pauloariasfoto.com
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146

Referências bibliográficas
  • Hedgecoe, John. O novo manual de fotografia: guia completo para todos os formatos. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2010.
  • Rouillé, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2009.