Palestras e Seminários

06/05/2020

14:00

Remoto via Google Meet - enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando acesso

Palestrante: Phillipo Lappicy

Salvar atividade no Google Calendar Seminário em Dinâmica Não-Linear

Os interessados devem solicitar o link via email (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até uma hora antes do seminário).

Os modelos de Bianchi descrevem uma singularidade espacial da relatividade geral (como o Big Bang) através de EDOs. Tal dinâmica contínua induz a construção de uma dinâmica discreta no círculo, que pode ser interpretada como um jogo de sinuca, e sabe-se que tal dinâmica discreta gerada é caótica.

Estamos interessados em perturbar a teoria da relatividade geral, através dos princípios físicos que regem tais leis, para tentar entender como tal dinâmica caótica no Big Bang pode ser gerada por diferentes facetas. Em particular, veremos como a relatividade geral de Einstein é um caso crítico associado à uma bifurcação: por um lado, caos acontece genericamente; por outro, existe caos apenas em um conjunto de Cantor.

Neste seminário online, utilizaremos conceitos básicos de EDOs, mapas do círculo, dinâmica simbólica e um sistemas de funções iteradas para modelar o nosso problema de sinuca, já que não podemos jogá-la no bar da esquina. Este trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com J. Hell (Freie Universität, Alemanha) e C. Uggla (Karstad Universitet, Suécia).